Exportação de automóveis é retomada no Porto de Paranaguá

Foto: Claudio Nívea/Portos do Paraná

Com a retomada da produção das fábricas Renault e Volkswagen, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana e o atendimento da demanda internacional, que tinha sido contida pela pandemia da Covid-19, o Porto de Paranaguá vai receber, nas próximas semanas, seis navios para o embarque dos automóveis produzidos no Paraná.

Só nesta segunda(8), o navio no Dover HighWay embarcou 2.473 veículos com destino à Argentina, Colômbia e México. Na semana passada, uma outra embarcação levou 1.339 automóveis para países da América Latina.

Também estão previstos a chegada dos navios Michigan HighWay, Grande Argentina, Gran San Paolo e o retorno do General San Martin. Para o gerente de operações da empresa que faz este tipo de embarque, Arnaud Nobre Formiga, a tendência é que o ritmo de exportações, aos poucos, retorne ao que era antes da pandemia.

A qualificação da mão de obra dos chamados TPAs, dos portos de Paranaguá e Antonina, é reconhecida internacionalmente. Os índices de avaria registrados nos portos paranaenses são referência para os demais portos brasileiros.

Reportagem: Taís Santana