ParanáEconomia

Exportações paranaenses crescem 35% em agosto, em comparação com 2021

Indústria de transformação foi responsável por 78% de tudo que o Paraná vendeu para fora

 Exportações paranaenses crescem 35% em agosto, em comparação com 2021

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

As exportações de produtos paranaenses aumentaram 35% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado. As vendas atingiram pouco mais de dois bilhões de dólares no mês passado. As importações também cresceram 44% no período.

Apesar dos resultados positivos, o saldo da balança comercial no ano é 96% menor do que o verificado no acumulado de janeiro a agosto de 2021. E este ano, mês a mês, o resultado vem oscilando.

Dos oito meses analisados até agora, em apenas três ficou positivo, sendo maio o maior prejuízo registrado, em US$ 296 milhões. O economista da Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Fellipe, os reflexos da pandemia e o conflito na Ucrânia impactam nos números.

A indústria de transformação foi responsável por 78% de tudo que o Paraná vendeu para fora do país em agosto. Nas importações, a participação do setor foi ainda maior, 93%. O destino principal das mercadorias paranaenses é a China. Para lá foram exportados 16% de tudo que foi negociado em agosto.

Reportagem por Lorena Pelanda

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Gaeco apura desvios em sindicato da região norte do PR

Gaeco apura desvios em sindicato da região norte do PR

As investigações tiveram início em 2020 e apuram crimes cometidos por três dirigentes do sindicato

Engorda de Matinhos deve ser finalizada em novembro

Engorda de Matinhos deve ser finalizada em novembro

O trabalho foi finalizado na praia de Caiobá e no Balneário Riviera