Exposição com esculturas de animais, em Curitiba, alerta para prevenção do câncer de pele

 Exposição com esculturas de animais, em Curitiba, alerta para prevenção do câncer de pele

Imagem ilustrativa

Quem visita a área externa, nos fundos, do Museu Oscar Niemeyer (MON), popularmente conhecida como Parcão, pode encontrar esculturas com a representação um pouco diferente de animais. Trata-se da Vaconça, zebrafante e rinocemata – uma mistura de animais com base na mudança de pelos e peles características de cada um. A ação faz parte de uma exposição que busca conscientizar e prevenir os visitantes ao câncer de pele. Segundo os organizadores, assim como na natureza não é comum animais terem manchas, pintas e sinais diferentes na pele, para os seres humanos também não é.

O responsável pelas esculturas é o artista Will Batista e faz parte de campanha da Unimed Curitiba que foi lançada no dia 11 de janeiro. A visitação à exposição no Parcão é gratuita e aberta ao público até o dia 10 de fevereiro. Além do MON, os animais também devem circular por outros locais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% dos casos de câncer no Brasil são de pele. Entre os sintomas da doença estão o aparecimento e crescimento de manchas na pele, que também podem gerar coceiras e sangramentos. O dermatologista e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Hirofumi Uyeda, conta que o câncer de pele também pode se manifestar através de uma pinta, normalmente escura, mas com características diferentes.

A forte exposição ao sol sem os devidos cuidados pode ser um dos maiores causadores desse tipo de câncer. Com isso, o uso do protetor solar é o mais indicado pelos médicos e especialistas. Segundo o dermatologista, durante o verão a exposição irregular ao sol aumenta e exige uma série de cuidados.

Filtros solar com fatores maiores de 50 ou 60, por exemplo, são os indicados para pessoas que trabalham em exposição ao sol. Mesmo com o creme, não se pode deixar de usar camisas com manga, chapéu de aba larga e óculos escuro, já que esses acessórios também ajudam a prevenir a pele da doença causada pelo excesso de sol.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem