FAB realiza novo traslado com vítimas do voo 2283
Dessa vez, 12 corpos são levados para Cascavel. Velórios estão previstos para os próximos dias
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com mais 12 corpos de vítimas do voo 2283 deve chegar por volta das 11h30 em Cascavel, no oeste do Paraná. A decolagem é feita nesta manhã da Base Aérea de São Paulo. São levadas as seguintes vítimas: Mariana Belim; Mauro Bedin; Deonir Secco; Miguel Arcanjo Júnior; Lucas Camargo; Adrielle Costa; Raquel Moreira; José Roberto Ferreira; Sara Sera Langer; e Rosângela Maria Oliveira; além deles, são trazidos para o Paraná ainda, no voo da FAB, Gracinda Silva e Nelvio José, que depois vão ser levados para Toledo, também no Oeste. Este já é o terceiro voo da FAB com corpos das vítimas. Além do apoio da Força Aérea, a Voepass tem fretado aeronaves comerciais para o envio das urnas funerárias.
Na quinta-feira (15) quatro vítimas chegaram a Cascavel desta forma. Primeiro foram a advogada Laiana Vassatta e o árbitro de judô Edilson Hobold. O sepultamento de Edilson foi em Medianeira, a 80 quilômetros de Cascavel. Já a despedida de Laiana foi feita em Cascavel. Em entrevista a TV Tarobá, afiliada da Band, Karina Rizzardi, amiga da advogada, falou sobre a dor da perda.
No fim da tarde de quinta-feira (15) os corpos de Simone Rizental e Denilda Acordi chegaram ao Paraná. O transporte foi feito por um voo comercial da Latam. O velório de Simone está previsto para iniciar nesta sexta-feira (16) às 10h em Cascavel. Nascida em Ponta Grossa, ela atuou como pedagoga na rede estadual de educação até se aposentar, em 2020. Já Denilda Acordi tinha 71 anos, era dona de um escritório de contabilidade e saiu de Cascavel com destino à Brasília, ela iria cuidar da mãe. Não foram divulgadas informações do velório e sepultamento da idosa.
Todos os corpos das 62 vítimas da tragédia foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. P superintendente da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, Claudinei Salomão, explica que na maioria dos casos, os peritos utilizaram o reconhecimento pelas digitais; e em outros, o histórico odontológico.
Até o momento 42 corpos foram liberados para os familiares. Novos velórios estão previstos para os próximos dias.
O acidente completa nesta sexta-feira (16) uma semana. O voo 2283 da companhia Voepass saiu de Cascavel às 11h50. O pouso, que seria no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estava previsto para 13h45. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar em Vinhedo, no interior paulista. Além de quatro tripulantes, 58 passageiros estavam na aeronave. Ninguém sobreviveu.
Reportagem: Leonardo Gomes