Faculdades de Curitiba são investigadas em operação contra venda de diplomas

 Faculdades de Curitiba são investigadas em operação contra venda de diplomas

(Foto: reprodução/Spei)

(Foto: reprodução/Spei)

Duas faculdades envolvidas em um esquema de venda de diplomas investigado pela Polícia Civil de São Paulo são do Paraná. A Spei, Sociedade Paranaense de Ensino e Informática, e a Facel, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, estão entre as instituições alvo de uma operação contra o esquema de venda de diplomas que envolvia ao menos oito faculdades particulares de cinco estados brasileiros.

De acordo com a investigação, eram oferecidas certificações para 30 cursos de graduação e cerca de mil cursos de pós-graduação. Também era possível comprar documentos das modalidades tecnólogo, extensão e até ensino médio.

Segundo as investigações, um diploma no curso de administração, por exemplo, custava até 35 mil reais. A graduação em medicina, custava cerca de 100 mil.

Sete pessoas foram presas na última quarta-feira (28). Entre elas está um pastor evangélico, da igreja Assembleia de Deus, investigado pela polícia como líder no esquema. Ele é conhecido como José Caitano Neto, mas por ter sido preso com mais de um RG, a identidade dele ainda não foi confirmada.

O advogado do pastor, Ademir Sérgio dos Santos, afirmou em nota que as denúncias são falsas, que não foram encontrados indícios de irregularidade no local e que “trata-se de prisão arbitrária”. Antes de ser preso, Caitano Neto disse à reportagem do jornal Folha de São Paulo que o responsável pela venda dos documentos era um ex-funcionário, já demitido.

A direção da Facel / Spei, que fazem parte do mesmo grupo, publicou nota no site oficial para dizer que qualquer irregularidade no sentido apontado pelas investigações, se confirmada a suspeita, não tem origem nem na Facel e nem na Spei. A direção afirma que tem tido o maior cuidado com o setor de emissão e registro de certificados e diplomas. A direção afirma que a investigação não irá interferir na rotina das instituições.

A nota diz que a principal preocupação é com os funcionários, professores e alunos, como comunidade legítima das faculdades. A Facel e a Spei funcionam normalmente nesta semana. As instituições afirmam que colaboram com as autoridades.

(Foto: reprodução/Facel)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem