Falta de chuva em abril mantém alerta da crise hídrica no Paraná

 Falta de chuva em abril mantém alerta da crise hídrica no Paraná

(Foto: divulgação/Unsplash)

Mais uma vez, a falta de chuva deixa Curitiba e Região Metropolitana em alerta. A primeira quinzena de abril repete o cenário de crise hídrica com seca severa em todas as regiões do Paraná. Na Grande Curitiba, choveu apenas 0,6 milímetro, volume que dificulta atingir a média histórica para o mês de abril na região que é de 81 mm.

Em Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Umuarama, não foi registrada nenhuma chuva. As regiões Oeste e Sudoeste já estão em estado de alerta para o abastecimento de água, uma vez que a falta de chuvas baixou a vazão de rios e poços. O nível dos reservatórios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana ainda é baixo e está em quase 58%.

Por conta disso, o rodízio no abastecimento permanece. No primeiro trimestre de 2021, segundo dados Simepar, as chuvas na RMC somaram 380 milímetros, abaixo da média histórica para o período, que é de 460 mm. Em 2020, o volume de precipitações do primeiro trimestre foi de 247 mm.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.