Famílias de crianças com síndrome de Down impedidas de continuar na Educação Infantil protestam em frente à prefeitura

 Famílias de crianças com síndrome de Down impedidas de continuar na Educação Infantil protestam em frente à prefeitura

Foto: colaboração/ Indiamara Borba

Foto: colaboração/ Indiamara Borba

Famílias de quatro crianças com síndrome de Down, impedidas de continuarem frequentando a educação infantil em creches de Curitiba, fizeram um protesto em frente à prefeitura nesta terça-feira (24). O grupo foi recebido pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Segundo as famílias, o executivo municipal prometeu apresentar uma resposta em 48 horas. A intenção é que as crianças sejam mantidas nas creches, ainda que tenham atingido o limite de idade. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, após os seis anos, todo aluno deve ser matriculado no ensino fundamental.

No começo do ano, as famílias conseguiram uma liminar que garantia a retenção das crianças no ensino infantil. A prefeitura recorreu, conseguiu um efeito suspensivo e impediu a permanência delas nas creches. A filha da cozinheira Marilê Bravo, de cinco anos, teve que deixar a escola.

O principal questionamento das famílias é a condição a que as crianças vão ser submetidas, caso tenham que deixar a educação infantil. Segundo Marilê, especialistas de diversas áreas emitiram um laudo afirmando que elas ainda não deveriam ser encaminhadas para o ensino fundamental.

Após a concessão do efeito suspensivo, agora a defesa das famílias vai apresentar as contrarrazões ao recurso da prefeitura. O julgamento da apelação ainda não foi marcado e não há prazo para que isso aconteça. A advogada Maira Bianca tem esperança de que seja mediado um acordo.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a administração municipal vai dar as respostas e o encaminhamento sobre o caso em um prazo de 48 horas. Além disso, a nota esclarece que ‘as crianças com idade para o ingresso no ensino fundamental possuem garantia legal, não sendo possível ao município mudar a legislação para nenhum estudante’.

Ainda de acordo com a prefeitura, ‘o município oferece uma infraestrutura robusta no atendimento às crianças – público alvo da educação especial’.

O executivo informou que, atualmente, mais de dois mil e trezentos alunos estão no processo de inclusão, participando de salas multifuncionais. As crianças contam com atendimento diversificado, profissionais de apoio e currículo adaptado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem