Famílias de Curitiba passam por capacitação para acolher crianças que precisam de um lar temporário

 Famílias de Curitiba passam por capacitação para acolher crianças que precisam de um lar temporário

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

15 famílias de Curitiba estão em capacitação para receber crianças que precisam de acolhimento familiar temporário. O programa Família Acolhedora, do governo federal, está em processo de implantação em Curitiba e tem por objetivo diminuir o número de crianças e adolescentes abrigados em instituições.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o convívio familiar é um direito de todos os menores brasileiros. Em Curitiba, o programa está na fase da capacitação das famílias. Duas instituições da cidade são responsáveis por capacitar as famílias e fazer o elo entre crianças e famílias acolhedoras. Uma dessas instituições é a Associação Cristã de Assistência Social, a ACRIDAS.

O psicólogo e coordenador do programa da associação, Paulo Roberto Cunha explica que o processo de capacitação das famílias é importante porque estabelece o vínculo necessário entre a família temporária e a criança.

A família interessada em participar do programa precisa fazer o cadastramento na Fundação de Ação Social, órgão responsável pela inclusão das famílias e também pela escolha das instituições parceiras que acompanham o processo de acolhimento, como explica o presidente da FAS, Thiago Ferro.

O objetivo principal do programa é garantir o direito das crianças abrigadas a convivência familiar e capacitar as famílias para entender o processo.

Para o coordenador de acolhimento familiar da ACRIDAS, Paulo Roberto Cunha o processo contempla informações que são indispensáveis para quem vai receber uma criança.

O tempo de acolhimento das crianças que participam do programa é determinado por decisão judicial.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem