ParanáGeral

Farmacêuticos paranaenses relatam dificuldades com falta de medicamentos

Os preços mais altos na compra dos insumos afetaram diretamente a produção de alguns medicamentos

 Farmacêuticos paranaenses relatam dificuldades com falta de medicamentos

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Quase 98% dos farmacêuticos paranaenses relatam enfrentar dificuldades com a falta de medicamentos. O levantamento é do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), que mostra que 79,5% deles atuam em estabelecimentos do setor privado e 18,8% em farmácias públicas. De acordo com o Diretor Secretário Geral do Conselho Federal de Farmácias, Gustavo Pires, alguns fatores contribuíram para esse desabastecimento, como a pandemia que fez com que o setor industrial investisse na produção de remédios e produtos específicos para o combate à doença, incluindo as vacinas. E além disso ele destaca o fato de quase 95% dos insumos virem de fora.

Os preços mais altos na compra dos insumos afetaram diretamente a produção de alguns medicamentos. No Brasil, os preços são tabelados e podem ser reajustados somente uma vez ao ano.

De acordo com o levantamento, os medicamentos que mais estão em falta nas farmácias do Paraná são os antimicrobianos, citados por mais quase 95% dos entrevistados. Nesse grupo entram a azitromicina, amoxilina e cefalexina; em segundo lugar vieram os mucolíticos (84,8%), como a acetilcisteína e ambroxol; depois os anti-histamínicos (74,3%), como loratadina; e 62,4% relataram ter percebido a falta de analgésicos, entre eles a dipirona e o ibuprofeno.

Apesar de algumas medidas como a flexibilização na tabela de preços e a redução da alíquota de importação que caiu de 8% para 0%, para o conselheiro que representa o Paraná, o país precisa repensar essa dependência com o mercado externo para evitar que no futuro o desabastecimento volte a ser um problema.

O questionário foi respondido por 512 farmacêuticos espalhados pelo estado e foi disponibilizado no site e redes sociais do CRF-PR, do dia 22 de julho a 02 de agosto de 2022.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

Servidores de Almirante Tamandaré fazem paralisação por reajuste

Servidores de Almirante Tamandaré fazem paralisação por reajuste

Greve foi aprovada na última terça-feira, mas serviços permanecem funcionando

Polícia cumpre mandados contra suspeito de apologia ao nazismo

Polícia cumpre mandados contra suspeito de apologia ao nazismo

Três mandados judiciais foram cumpridos nesta quinta-feira em Pinhais, na RMC

Justiça determina indenização a filhos que perderam pai em cooperativa

Justiça determina indenização a filhos que perderam pai em cooperativa

A Justiça do Trabalho também determinou uma pensão até os jovens completarem 18 anos