Faturamento do agronegócio paranaense deve crescer 10% em 2018

Norberto Ortigara, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento. (Foto: Pedro Ribas/ANPr)

O faturamento do agronegócio paranaense deve crescer 10% neste ano. A estimativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento que acredita que o ano será favorável ao setor por causa do aumento dos preços internacionais das commodities e a demanda da China. Em 2018, a produção de grãos deve ser menos em comparação ao ano passado. No entanto, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná terá um crescimento na receita devido ao aumento ao poder de compra dos consumidores.

Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o agronegócio representa 30% da economia paranaense. Os programas para desenvolvimento do setor, como: sanidade, manejo de solos, microbacias, fomento à agricultura familiar e atenção especial a regiões mais vulneráveis, como as atendidas pelo programa Pró-Rural, vão continuar em 2018. De acordo com o governo, mais de cento e trinta e dois municípios são benefícios com os programas. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a safra 2017/2018 terá uma queda de 10% em relação ao período anterior, somando trinta e cinco milhões e quinhentas mil toneladas. Para o diretor-geral do Deral, Francisco Carlos Simioni, mesmo com a diminuição da produção de grãos, a expectativa  é de um cenário econômico positivo.

De acordo com Sindicato da Indústria Avícola do Paraná, o estado deve ter um crescimento, neste ano, de até 6% na produção e exportação de aves. O Paraná é responsável por mais de 36% das exportações de frango do país.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social