ParanáGeral

Fazenda Rio Grande notifica empresa por cheiro de aterro sanitário

No último dia 25, deslizamento causou morte de trabalhador no local

 Fazenda Rio Grande notifica empresa por cheiro de aterro sanitário

Foto: Reprodução/TV Band Curitiba

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, recebeu uma notificação extrajudicial pelo mau cheiro do local. No último dia 25, um deslizamento causou a morte de um trabalhador. De acordo com a prefeitura do município da região metropolitana, o odor foi intensificado desde então.

Esta é a mesma percepção de uma moradora da região e ouvinte da BandNews FM, que pediu para não ser identificada. Ela relata que, em algumas noites, um caminhão passa e os trabalhadores jogam desinfetante nas ruas, para amenizar o cheiro.

Representantes da Prefeitura, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e da Estre Ambiental realizaram uma reunião nesta quarta-feira (13), com o objetivo de criar um plano de ação emergencial. A princípio, a empresa vai combater o cheiro e, depois, avaliar os danos ambientais do deslizamento.

O mestre em gestão de Água e Efluentes e gestor do Grupo Ambiensys, William Padilha, explica como funciona a estrutura de um aterro. A proposta é que a poluição do solo seja mínima.

Por meio de nota, a Estre Ambiental afirma que executa um plano de contingência, sem prazo para conclusão. Por meio de drones de irrigação, a empresa espalha um líquido que mascara o odor. A aplicação sobre o lixo voltará a acontecer nesta sexta-feira (15), além dos dias 18 e 21 de julho, três vezes ao dia.

Na análise de Padilha, a condição de mau cheiro em um aterro é praticamente inevitável.

Questionado pela reportagem, o Instituto Água e Terra (IAT) afirma que acompanha a situação semanalmente e que a empresa cumpre as exigências feitas pelo órgão. O IAT diz que a Estre Ambiental instalou estruturas de contenção do chorume.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666