ParanáGeral

Fazenda Rio Grande notifica empresa por cheiro de aterro sanitário

No último dia 25, deslizamento causou morte de trabalhador no local

 Fazenda Rio Grande notifica empresa por cheiro de aterro sanitário

Foto: Reprodução/TV Band Curitiba

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, recebeu uma notificação extrajudicial pelo mau cheiro do local. No último dia 25, um deslizamento causou a morte de um trabalhador. De acordo com a prefeitura do município da região metropolitana, o odor foi intensificado desde então.

Esta é a mesma percepção de uma moradora da região e ouvinte da BandNews FM, que pediu para não ser identificada. Ela relata que, em algumas noites, um caminhão passa e os trabalhadores jogam desinfetante nas ruas, para amenizar o cheiro.

Representantes da Prefeitura, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e da Estre Ambiental realizaram uma reunião nesta quarta-feira (13), com o objetivo de criar um plano de ação emergencial. A princípio, a empresa vai combater o cheiro e, depois, avaliar os danos ambientais do deslizamento.

O mestre em gestão de Água e Efluentes e gestor do Grupo Ambiensys, William Padilha, explica como funciona a estrutura de um aterro. A proposta é que a poluição do solo seja mínima.

Por meio de nota, a Estre Ambiental afirma que executa um plano de contingência, sem prazo para conclusão. Por meio de drones de irrigação, a empresa espalha um líquido que mascara o odor. A aplicação sobre o lixo voltará a acontecer nesta sexta-feira (15), além dos dias 18 e 21 de julho, três vezes ao dia.

Na análise de Padilha, a condição de mau cheiro em um aterro é praticamente inevitável.

Questionado pela reportagem, o Instituto Água e Terra (IAT) afirma que acompanha a situação semanalmente e que a empresa cumpre as exigências feitas pelo órgão. O IAT diz que a Estre Ambiental instalou estruturas de contenção do chorume.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Com porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

Com porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

O itinerário liga a costa leste da América do Sul com o extremo oriente asiático

Adolescentes mortos em cachoeira são velados no noroeste do Paraná

Adolescentes mortos em cachoeira são velados no noroeste do Paraná

Quarta vítima ainda é procurada pelo Corpo de Bombeiros

Mulher morre após ser atingida por hélice de embarcação

Mulher morre após ser atingida por hélice de embarcação

Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.