Fenômeno natural pode trazer inverno mais rigoroso

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Faltando 20 dias ainda para o fim do verão e o início do outono, muita gente já está na expectativa para o inverno. Nas redes sociais, inúmeros usuários têm compartilhado conteúdos que falam sobre o que pode ser a estação mais rigorosa dos últimos anos em Curitiba. A BandNews foi atrás dessa informação. E, de acordo com o Instituto Simepar, as baixas temperaturas desta semana não significam, necessariamente, que o frio vai ser mais intenso em 2016.

Entre os que torcem pelo friozinho, o corretor de imóveis Jairo Sera diz que, no inverno, é bem melhor andar pela cidade. E ele já tem planos caso essa perspectiva de dias mais gelados que o habitual se confirme neste ano.

Outro que troca fácil o calor do verão pelos dias frios do inverno é o técnico em telecomunicações Hélcio Ricardo Corrêa. Ele conta o motivo disso e fala sobre como sofre nos dias mais quentes.

Já a pedagoga Eliane Pietsak prefere os dias quentes e ensolarados porque, para ela, eles remetem à alegria e às atividades coletivas, que são muito mais animadas.

A auxiliar administrativa Dulcilene Zampieri, por sua vez, diz que até gosta dos dias mais gelados, desde que eles não incluam serviços domésticos.

É, mas talvez não tenha outro jeito. O meteorologista ouvido pela BandNews esclarece que as simulações técnicas, até agora, indicam uma provável configuração do fenômeno La Niña, que age de forma oposta ao El Niño. Assim, em vez de muita chuva e de calor, o inverno pode nos reservar mesmo um período mais seco e mais frio do que o normal.

Ele também explica qual a relação da falta de chuvas com a intensificação do frio.

O El Niño deste ano é considerado um dos três mais fortes dos últimos 30 anos. Já o La Niña mais recente foi registrado entre 2010 e 2011.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem