Festival traz 300 espetáculos em Semana Cultural

Começa neste domingo (15) a Semana Cultural de Curitiba. São 300 espetáculos que serão apresentados em espaços culturais da Prefeitura Municipal de Curitiba. Também haverá oficinas de teatro, dança, fotografia em todas as regionais da cidade.

O principal objetivo do evento é promover a sustentabilidade por meio da arte. “A descentralização da cultura para as regiões mais carentes da cidade pode despertar o interesse das crianças pela arte e trazer uma nova perspectiva de vida. Crianças que jamais entraram em um espaço cultural terão a oportunidade de assistir a uma apresentação de ballet clássico na Ópera de Arame ou assistir Shakespeare no Teatro Paiol”, disse o coordenador do evento, o jornalista Thiago Ferro.  Ao todo, 500 artistas e professores voluntários estão participando do projeto.

A Semana Cultural de Curitiba é uma iniciativa da sociedade civil organizada representada pelo Comep (Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná) em parceria com a prefeitura de Curitiba, que cedeu todos os espaços públicos do município para a realização do evento.

Ingressos

Os ingressos para os shows e espetáculos da Semana Cultural de Curitiba podem ser adquiridos mediante troca de um litro de leite. Todo o produto arrecadado será entregue na sexta-feira (20) pelos próprios artistas participantes do evento. Eles vão levar alegria e arte às entidades carentes, que irão receber na sexta-feira(20) todo os produtos arrecadados. Além disso, outro grupo de artistas voluntariamente vão fazer reforma de duas entidades sociais.

Atrações

Na noite desta terça-feira (17) haverá o espetáculo de dança e teatro “A Valsa e o Anel”, na Ópera de Arame, produzido pela Companhia de Dança DOM, em seguida haverá o musical “Black and White” com a banda de Soul “Preto no Branco”. A previsão de público é de 1600 pessoas. As duzentas primeiras cadeiras do espaço estão reservadas para famílias carentes. Elas serão levadas pela produção do evento até a Ópera de Arame e serão recepcionadas pelos artistas antes do espetáculo.

Oficinas

Haverá oficinas de teatro, dança, artes circenses e fotografia entre outros. A programação completa, locais e horários, bem com as inscrições para as oficinas podem ser feitas no site do evento:

www.semanaculturaldecuritiba.com.br

Palco Boca

A semana cultural de Curitiba contará com um palco da Boca Maldita, a partir de quarta-feira (18) até sexta-feira (20) com apresentações de ícones da cultura paranaense, como o cantor João Lopes, famoso pela música “Bicho do Paraná”, a revelação Rafa Gomes, uma das finalistas do The Voice Kids e a curitibana banda Blindagem.

Imersão Cultural – Domingo

O evento será aberto no domingo (15), das 10h às 16h, com uma grande imersão cultural, quando músicos, dançarinos e artistas de rua, teatro e circo divulgarão o evento em diversos pontos da cidade, como os parques Barigui e São Lourenço, Praça Menonitas, no bairro Boqueirão e na Feira do Largo da Ordem. 

Abertura Oficial

A semana cultural terá sua abertura oficial com o evento V.I.P., que será realizado nesta segunda-feira (19) a partir das 19 horas, no auditório da FIEP Torres com apresentação do vídeo oficial do evento, imersão cultural com apresentação do projeto, feira de produtos de artesanato da cultura paranaense e apresentação de Orquestra de crianças.

Coletiva de Imprensa

Segunda-feira (16), às 19h, haverá uma coletiva de imprensa na  Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) – Avenida Cândido de Abreu 200 – Centro, para apresentação da programação completa da Semana Cultural de Curitiba.

_________

Serviço:

Segunda-feira – JOGO DA VIDA – Cem crianças carentes vão ter oportunidade de fazer um bate bola e uma roda de conversa com seus ícones do futebol profissional da capital. Pelo menos dez jogadores profissionais dos clubes da capital vão dar a oportunidade para as crianças de conhecerem mais sobre o sonho de ser um jogador de futebol. O evento será realizado no Campo do Trieste com destaque da participação do ex-jogador da Seleção Brasileira, o craque Alex.

Terça-feira – Além das oficinas de ballet,hip hop, teatro de manhã e de tarde, a produção do evento levará à Opera de Arame duzentas pessoas que jamais entraram em um teatro da cidade. Elas vão ser recebidas pelos artistas em um corredor de aplausos, com o objetivo de dizer que elas são bem vindas aos espaços culturais e serão levadas as primeiras cadeiras da Ópera de Arame para assistir a um espetáculo de Ballet e a noite Black and White.

Quarta-feira – Encerramento oficina de fotografia para crianças em situação de Risco atendidas pela ong CIAF com bate papo com o fotojornalista Leandro Taques e abertura da exposição das fotografias feitas pelas crianças no Memorial de Curitiba. Vamos conhecer de que forma essas crianças enxergam Curitiba após terem tido aula de noções de fotografia com a ong Criar1. A noite, apresentação no palco da Boca Maldita de artistas locais, com destaque para Rafa Gomes, finalista do The Voice Kids.

Quinta-feira – O professor Evandro Razzoto, renomado em sustentabilidade irá realizar um bate papo com crianças indígenas da Aldeia kakané Porã, primeira aldeia indígena do Sul do Brasil, localizada no bairro Tatuquara em Curitiba. Também vão participar da conversa, crianças de escolas municipais no entorno da aldeia. O tema será cultura e sustentabilidade. Após a conversa, as crianças serão desafiadas a plantar 50 mudas de Pinheiro, árvore símbolo do estado. A noite, apresentação no palco da Boca Maldita de artistas locais, com destaque para João Lopes, autor da música Bicho do Paraná.

Sexta-feira – Durante a manhã e tarde, os artistas voluntários da semana cultural irão entregar os leites nas entidades carentes da cidade, levando da doação, carinho, cultura e arte para as crianças. Reforma de duas entidades por voluntários. Ballet na Favela, apresentação de um espetáculo de ballet na Vila Torres ao ar livre. A noite encerramento do palco boca com a Banda Blindagem.

 

Confira programação completa no site – www.semanaculturaldeculturaldecuritiba.com.br

(Informações da assessoria)

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem