Festival ucraniano reúne 700 dançarinos em Mallet, no interior do Paraná

 Festival ucraniano reúne 700 dançarinos em Mallet, no interior do Paraná

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Nos dias 15 e 16 de novembro cerca de 700 dançarinos do sul do país se reúnem no município de Mallet, no centro-sul do Paraná, para o Festival Nacional de Danças Ucranianas. Esta é a 26ª edição do evento, que todo ano é realizado em uma cidade diferente. Durante os dois dias de festival, 20 grupos apresentam o que há de melhor no repertório de danças ucranianas do Brasil. O evento é o único do gênero na América Latina.

De acordo com Andreiv Choma, um dos organizadores do evento, o objetivo é manter viva a tradição cultural e folclórica trazida pelos imigrantes, bem como promover a integração e o entrosamento entre os Grupos Folclóricos.

O evento foi chamado de Festival Cultural Miguel Bakun, para celebrar os 110 anos de nascimento do artista paranaense, que é filho de imigrantes ucranianos e nascido na cidade de Mallet.

O pintor é considerado um dos pioneiros da arte moderna no estado. Uma das novidades deste ano, segundo Andreiv Choma, é a participação de integrantes dos grupos folclóricos em um flashmob, em que 120 bailarinos vão apresentar, ao mesmo tempo, uma das mais tradicionais danças ucranianas – o Hopak. Além disso, a partir de 17h de sexta-feira (15), haverá uma grande roda de Korovay, uma exposição em que os dançarinos carregam pães típicos que, geralmente, são utilizados em casamentos ucranianos.

No evento, o Korovay vai representar a alegria e a união dos povos.

Além das apresentações de dança, ocorre ainda a venda de comidas típicas e artesanato e exposição de peças de artistas locais. A expectativa dos organizadores é de que, em cada dia, pelo menos duas mil pessoas circulem pela estrutura do evento. A 26ª edição do Festival será nos dias 15 e 16 e as atividades começam as 11h30 no Parque dos Imigrantes, em Mallet.  

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem