Fiep lança campanha nacional contra acidentes de trabalho

(Foto: divulgação/Agência Fiep)

Foi lançada hoje (30), na Federação das Indústrias do Paraná, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O Anuário Estatístico da Previdência Social registrou no Paraná 42 mil casos de acidentes de trabalho no último ano com dados fechados. O Paraná é o quarto estado do país com mais casos, atrás de São Paulo (198.354), Minas Gerais (58.848) e Rio Grande do Sul (50.848).

No Brasil, 579 mil acidentes de trabalho foram registrados ao longo de 2016. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo no ranking de acidentes por falta de equipamento de segurança, cansaço ou até mesmo distração.

Em 2017, 37 mil ocorrências foram causadas por quedas no ambiente de trabalho. Das mais de mil e cem mortes, 161 foram causadas por quedas.

Os trabalhadores do setor de Serviços foram os mais afetados e as partes do corpo mais atingidas são os membros superiores, especialmente punhos e mãos, com ferimentos, fraturas e traumas superficiais.

No início de agosto, uma portaria determinou que processos judiciais relacionados a acidentes de trabalho terão prioridade de tramitação em todas as instâncias do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. A criação da portaria atende a uma solicitação de juízes gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, do TRT.

Segundo os juízes, as ações que envolvem acidentes de trabalho apresentam maior complexidade, então a média de tempo de tramitação na fase de conhecimento costuma ser maior do que em outros processos. O registro das prioridades no sistema deve trazer números mais exatos sobre acidentes e complementar estatísticas. O programa “Trabalho Seguro” do TRT tem objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem