ParanáGeral

Fila por cirurgia bariátrica pode ter dobrado no PR

Nos últimos dois anos, total de procedimentos diminuiu mais de 90%

 Fila por cirurgia bariátrica pode ter dobrado no PR

Divulgação

O número de cirurgias para a obesidade, realizadas pelo SUS, no Paraná, recuou mais de 93%, nos dois últimos anos. De mais de sete mil e 400 procedimentos, em 2019, o ano passado terminou com quatrocentas e 94 cirurgias, no estado. Em meio à pandemia, todas as regionais do Paraná, com hospitais habilitados pelo Sistema Único de Saúde, tiveram redução nos procedimentos realizados para atender pacientes com obesidade grave.

Curitiba alcançou mais de setecentas e 90 cirurgias, em 2019. No ano passado, o número ficou ao redor de trezentas e 90. Os números são do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica no Paraná, José Alfredo Sadowski, lembra que, em alguns casos, o procedimento cirúrgico é a última alternativa para o paciente obeso.

O Atlas da Obesidade diz que o Brasil deve alcançar o patamar de 50 milhões de pessoas com a doença, nos próximos dez anos. Isso vai representar um em cada três adultos. A comorbidade está associada a uma série de doenças.

Antes da pandemia, em todo o país, o custo da Saúde com tratamentos para a consequência do excesso de peso e obesidade chegava a um bilhão e meio de reais. A doença costuma ser resultado de uma série de fatores.

Em 2019, o número de cirurgias realizadas pelo SUS não atendia cinco por cento da demanda nacional, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. Em março, um mutirão foi promovido para defender o tema. Em menos de uma semana, 50 pacientes foram operados no Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Todas as cirurgias foram feitas por vídeo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666