CuritibaGeral

Finados: Missas e visitas homenageiam entes queridos falecidos

13 missas estão programadas nos principais cemitérios da cidade

 Finados: Missas e visitas homenageiam entes queridos falecidos

Foto: Amanda Yargas

Mesmo com chuva, os curitibanos mantiveram as visitas aos cemitérios para prestar homenagens e fazer orações para os entes queridos já falecidos. Segundo a arquidiocese, pelo menos 13 missas estão programadas nos principais cemitérios da cidade. Os cemitérios municipais ficam abertos até às 18h de hoje (2), com entrada por todos os portões. 

Leonidas Eduardo Goncalves já passou em um cemiterio nesta manha e deve visitar outro à tarde. Ele conta que a chuva atrapalhou um pouco a visita.

A socióloga mexicana Edna Bravo, que há anos vive no Brasil, mantém a tradição de celebrar o Día de Los Muertos como uma festa. O costume tem origem com os povos indígenas daquele país, que acreditam que os espíritos voltam uma vez ao ano para visitar os vivos. O altar é preparado com as fotos dos entes queridos que se foram, flores, uma decoração de papel cortado e colorido com imagens típicas da data, além das comidas e bebidas favoritas dos falecidos. Tudo para esse momento de reencontro.

Altar da mãe de Edna Bravo, no México (esq.) e o altar da socióloga, no Brasil (dir.), preparados para este ano. Fotos: Arquivo pessoal

Segundo Edna, este é um dia de reforçar os laços familiares e até mesmo de aproximar amigos.

Voltando a nossa tradição brasileira, o diácono Tadeu Kavalec, que juntamente com outros representantes religiosos, estava no Cemitério Municipal São Francisco de Paula oferecendo palavras de conforto, também presenciou uma situação de compartilhamento da dor e de orações.

Ao meio-dia, haverá missa no Santuário do Guadalupe, com novenas e orações ao longo do dia. Às 17h30 da tarde, está programada uma reflexão sobre o significado da morte, e o Terço pelas Almas dos Finados.

Para ver o horário das missas nos cemitérios acesse aqui

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais