Fiscalização encontra mais de 380 gatos em situação precária, em casa de Ponta Grossa

 Fiscalização encontra mais de 380 gatos em situação precária, em casa de Ponta Grossa

(Foto: divulgação/Polícia Ambiental)

(Foto: divulgação/Polícia Ambiental)

A Polícia Ambiental encontrou 380 gatos em uma casa no Jardim Canaã, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Os animais viviam em situação precária. A responsável pelos bichos foi levada à delegacia e assinou um termo circunstanciado. Segundo a polícia, ela teria dito que recolhia os animais da rua e levava para casa para cuidar.

As equipes foram até o local após denúncias dos vizinhos da mulher, que reclamavam do mau cheiro vindo da casa. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já tinham tentado contato com a dona dos gatos por três vezes, sem sucesso.

Dessa forma, com uma autorização judicial, as equipes policiais entraram na casa e constataram a situação de maus tratos. De acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, havia cerca de 100 gatos por cômodo, além de animais presos em caixas, fechados em quartos e banheiros, sem acesso a água e luz. Alguns apresentam sinais de doença. Nos fundos da residência havia um abrigo, com nove metros quadrados, onde as equipes localizaram mais 50 gatos, também em condições precárias.

Por terem uma tutora legal, os animais não foram recolhidos pela equipe de zoonoses. A dona dos gatos recebeu uma notificação e tem 48 horas para apresentar a comprovação de que os animais estão recebendo acompanhamento médico veterinário necessário, além de deixar o ambiente em condições adequadas de higiene e organização. Uma análise com base na gravidade dos fatos, dos antecedentes da infratora e das condições financeiras dela deve ser feita para definir o valor de aplicação de multa.

Segundo a prefeitura, não havia situação de agressão – a mulher pode ser considerada uma acumuladora, até mesmo porque a casa era adaptada para receber os animais, mas não apresentava condições suficientes para a quantidade de gatos encontrados. Organizações de proteção animal da cidade estão se mobilizando para encaminhar ao judiciário um pedido de encaminhamento dos animais para adoção.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/Polícia Ambiental)
(Foto: divulgação/Polícia Ambiental)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem