Fisioterapeutas da UFPR estudam como ventilação mecânica pode auxiliar no tratamento do coronavírus

 Fisioterapeutas da UFPR estudam como ventilação mecânica pode auxiliar no tratamento do coronavírus

Foto: divulgação/UFPR

foto-destaque-fisioterapia
Foto: divulgação/UFPR

Fisioterapeutas estudam como a ventilação mecânica pode auxiliar no tratamento da covid-19. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicaram, em uma revista científica internacional, a Journal of Medical and Clinical Research, orientações sobre os cuidados com a fisioterapia em UTI’s pediátricas do Hospital de Clínicas de Curitiba durante a pandemia. O uso do ventilador mecânico já é comum em grandes cirurgias, quando o paciente precisa ficar sedado, mas por conta do coronavírus a necessidade de usar o aparelho para auxiliar na respiração ficou ainda mais frequente.

O principal objetivo da publicação, de acordo com a pesquisadora e doutoranda em fisioterapia na UFPR, Valéria Neves, é orientar os profissionais da saúde para melhorar a qualidade da intubação de pacientes que precisam de ventilador mecânico e sobre as especificidades de uma UTI pediátrica no contexto da pandemia.

O estudo indica que o fisioterapeuta precisa trabalhar a via aérea do paciente, retirar a secreção pulmonar e monitorar a quantidade de oxigênio para tirar ele o mais rápido possível do ventilador.

Devido ao tempo que os pacientes ficam intubados, sedados e imobilizados a musculatura pode atrofiar. Inclusive porque a covid-19 deixa os pacientes no ventilador mecânico por um período maior. O tempo médio para outras doenças que era de cinco dias, agora é de 15 a 20 dias.

O fisioterapeuta em UTI também trabalha a parte motora desses pacientes, porque sem a intervenção desse profissional essas pessoas vão demorar mais tempo para voltar às atividades normais.

Para mais informações acesse: http://www.agenciacomunicacao.ufpr.br/site/?p=2028

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos