Força-tarefa aplica 292 mil vacinas em escolas do Paraná
Ação permitiu imunização direto nas instituições da rede pública e municipal
Mais de 290 mil vacinas foram aplicadas em estudantes de escolas estaduais e municipais do Paraná durante a força-tarefa de imunização nas instituições. A ação foi realizada entre 5 de agosto e a última segunda-feira (16). No período, foram avaliadas ainda quase 500 mil carteiras de vacinação.
O secretário de Educação, Roni Miranda, avaliou como positivo o resultado. Ele também ressaltou que mais de 85% das escolas da rede estadual fizeram parte da iniciativa. A força-tarefa chegou ao fim, mas ainda há instituições com agendamento previsto.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, apesar da campanha ter sido finalizada, a imunização continua nas 175 escolas com imunização já programada. Com isso, a cobertura nas instituições do estado subirá para 94%. Nas escolas municipais, 70% já receberam a vacinação, número que deve chegar a 78%. Isso porque 388 instituições ainda possuem agendamento. Já nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a força-tarefa atingiu quase 80% das unidades no Paraná.
O secretário de Saúde, César Neves, frisou que o resultado é fundamental diante da importância da vacina.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti, frisou que a comunidade escolar é uma prioridade para as equipes de imunização.
Ainda segundo a Sesa, entre as vacinas mais aplicadas durante a força-tarefa estão a da influenza, com cobertura ainda abaixo da meta (54,41% nos grupos prioritários), além da tríplice bacteriana (65,28%) e da febre amarela (78,31%). Os dados de cobertura no estado são do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde.
Reportagem: Bárbara Hammes