Força-tarefa avalia danos em Itaperuçu para elaborar plano de reconstrução da cidade

 Força-tarefa avalia danos em Itaperuçu para elaborar plano de reconstrução da cidade

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Os prejuízos em Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, estão estimados em 6 milhões e meio de reais, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.  Uma força-tarefa foi montada para verificar a situação das edificações públicas e particulares danificadas pelo tornado que atingiu a cidade na noite da última sexta-feira (1). Nesta terça (4), a prefeitura de Itaperuçu decretou situação de emergência.

O governo do estado anunciou um repasse de 2 milhões e cem mil reais para ajudar a reconstruir e reformar casas, postos de saúde e escolas afetadas pelo temporal. A medida é emergencial, mas segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Oliveira de Moura, a intenção é mobilizar ainda mais recursos para o município.

Um grupo formado por voluntários da organização Engenheiros Sem Fronteiras e da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis deve visitar as áreas atingidas a partir de hoje (05). Eles vão elaborar os projetos de recuperação para embasar o Plano de Trabalho que será encaminhado ao governo federal para conseguir recursos destinados à reconstrução da cidade. Eles devem avaliar as edificações e definir quais precisam de interdição total ou parcial, além daquelas que devem ser demolidas por apresentarem riscos.

O coordenador executivo da Defesa Civil, major Antônio Hiller, explica que existem duas formas de resposta do governo federal: uma imediata, com o envio de recursos para o atendimento emergencial, e outra planejada, em que é necessário o encaminhamento de projetos por parte do Estado e do município para a reconstrução da cidade.

Mais de 2.500 pessoas foram afetadas, quase 10% da população total do município, que tem 27 mil habitantes. O tornado atingiu um dos bairros mais populosos da cidade. Entre a quarta e a sexta-feira da semana que vem, o Governo do Estado vai promover uma ação que oferece serviços públicos gratuitos, como a emissão de documentos pessoais, intermediação de vagas de emprego e cadastros no programa Nota Paraná e na tarifa social de luz.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.