Fortes chuvas atingem o noroeste do Paraná

 Fortes chuvas atingem o noroeste do Paraná

Foto: José Fernando Ogura / AEN

Uma forte chuva atingiu municípios da região noroeste do Paraná na madrugada de segunda-feira (8). A cidade de Porto Rico foi uma das atingidas. 15 famílias perderam móveis, roupas e eletrodomésticos com os alagamentos. O temporal chegou por volta das 9 da noite, e em pouco mais de 3 horas, choveu 58,4 milímetros, de acordo com o Simepar. Porto Rico fica as margens do Rio Paraná, e com o alto volume de chuva, aconteceram alagamentos na parte mais baixa. Além disto, uma enxurrada de lama e água também atingiu a cidade.

De acordo com a prefeitura, houve o rompimento de curvas de nível de algumas propriedades rurais. A lama desceu os morros e acabou entupindo as galerias pluviais, que não resistiram e transbordaram. Em nota o município informou que a Defesa Civil está prestando apoio às vitimas e que equipes técnicas avaliam os estragos e fazem o levantamento para reparos.

Segundo o chefe de gabinete, Cristian Costa, o prejuízo na cidade deve chegar a 2 milhões de reais. A instabilidade na região é causada pelas correntes de umidade e calor que vem da Amazônia, do Paraguai e da Argentina. Em contato com a atmosfera, este sistema acaba provocando fortes instabilidades. O Simepar alerta que as chuvas continuam no noroeste até quarta-feira.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.