Fósseis pré-históricos de novas espécies marinhas são descobertos no Paraná

 Fósseis pré-históricos de novas espécies marinhas são descobertos no Paraná

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Fósseis de novas espécies marinhas, que viveram antes mesmo dos dinossauros entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás, foram descobertos na região de Ponta Grossa e Jaguariaíva, nos Campos Gerais, por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo foram encontradas espécies de serpentes do mar e de estrelas-do-mar das rochas do período Devoniano do Brasil, época em que a região era coberta por um oceano.

Segundo a paleontóloga e professora do Departamento de Geologia da UFPR, Cristina Silveira Veja, a coleta dos fósseis foi feita por diferentes alunos e professores da universidade, em pontos estratégicos pelo estado.

O estudo faz parte de um trabalho de iniciação científica do estudante Malton Carvalho Fraga, do curso de Geologia, que foi publicado neste mês na revista científica internacional Journal of South American Earth Sciences.

O estudante explica que a coleta dos fósseis foi difícil já que eram animais de vida livre e com mais facilidade de escapar de soterramentos.  

Esse tipo de descoberta também movimenta outras pesquisas e avança nas descobertas cientificas do passado do planeta Terra. Para a professora Cristina, o encontro dos fósseis consiste no entendimento da vida que passou pelo planeta ao longo dos anos e as pessoas não sabiam.

Para homenagear o Paraná, os pesquisadores batizaram a espécie de estrela-do-mar com o nome Paranaster cruci, já a serpente do mar foi nominado de Marginix notatus.

(Foto: divulgação/UFPR)
(Foto: divulgação/UFPR)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem