Esportes

FPF aguarda parecer jurídico para decidir sobre Athletiba ameaçado

 FPF aguarda parecer jurídico para decidir sobre Athletiba ameaçado

Foto: Clube Atlético Paranaense/ divulgação

Foto: Clube Athletico Paranaense/ divulgação

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) afirma que irá aguardar até 13h para tomar uma decisão em relação ao clássico Athletiba. De acordo com o presidente do órgão, Hélio Cury, o departamento jurídico ainda analisa o que pode ser feito para garantir os direitos dos torcedores e dos clubes. A federação, na condição de organizadora da competição, poderia aplicar uma derrota por “W.O.” ao rubro-negro. O problema na organização do clássico é resultado do desejo da diretoria do Athletico Paranaense em obrigar torcedores do Coritiba a assistir a partida em meio aos torcedores rivais.

O alviverde recusou a proposta e solicitou uma área reservada aos torcedores na Arena da Baixada. Sem acordo, o clube recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que concedeu uma decisão liminar obrigando os mandantes a reservar o espaço no estádio e iniciar a venda de ingressos. O prazo para isso venceu ontem (29), ao meio-dia.

Após o descumprimento da decisão, a procuradoria do TJD solicitou que o Athletiba seja realizado com portões fechados. O Coritiba, por sua vez, pede o cancelamento da partida e a aplicação do “W.O.”. O Athletico Paranaense não atendeu a reportagem e se posiciona oficialmente com base em uma nota emitida pelo Ministério Público (MP-PR), que é parceiro do clube num projeto-piloto chamado “Torcida Humanizada”.

A procuradoria afirma que o TJD, por não estar ligado ao Poder Judiciário, não é o órgão competente para julgar os pedidos. E também afirma que irá investigar se o Estatuto do Torcedor foi desrespeitado. (O Estatuto do Torcedor, no capítulo 5, que trata dos ingressos, diz que os bilhetes devem ser disponibilizados com 72 horas de antecedência; que as vendas devem acontecer em pelo menos cinco pontos distintos; e que a obrigação dessa logística é do clube mandante).

O Ministério Público, que incentiva a realização de jogos com torcidas misturadas, ainda diz, em nota, que a realização partidas neste formato tem embasamento jurídico e reduz o efetivo policial necessário para fazer a segurança dos jogos. Consultada, a Polícia Militar do Paraná afirma que está preparada para atender qualquer demanda relacionada ao clássico.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Ídolo da torcida da athleticana, ele vestiu a camisa rubro negra entre 2015 e 2021

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Evento será neste sábado (20) com concentração a partir das 17h e largada às 20h

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Furacão foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta (17)

Brasileirão Série B terá transmissão pela TV aberta

Brasileirão Série B terá transmissão pela TV aberta

Torcedores do Coritiba e Operário podem acompanhar os jogos das equipes pela TV Paraná Turismo