PolíticaGeral

Francischini e outros 3 deputados voltam ao cargo

Decisão pode ser revertida no STF amanhã

 Francischini e outros 3 deputados voltam ao cargo

Foto: Divulgação / Facebook Delegado Francischini

Foram reconduzidos aos cargos os deputados estaduais Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e do Carmo. Todos perderam o mandato quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou Francischini no final do ano passado,  por propagação de fake news, após atacar o funcionamento das urnas eletrônicas, colocando em dúvida o sistema eleitoral. A cassação anulou os mais de 427 mil votos recebidos pelo político, que garantiram a eleição dos outros 3 membros do partido, o antigo PSL, atual União. Na semana passada, o ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou a decisão do TSE ilegal o que devolveu o cargo aos 4 parlamentares. Assim, as mudanças afetam diretamente Adelino Ribeiro (PAT), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV), que assumiram os cargos após a condenação de Francischini. Amanhã, o plenário do STF deve analisar o mandado de segurança do deputado Paulo Bazana (PV), que ataca a decisão de Nunes Marques. Ou seja, a cassação de Francischini pode ser confirmada na corte fazendo com que os 4 parlamentares percam novamente o mandato. Ao ser reconduzido ao cargo na Assembleia Legislativa do Paraná hoje (06/06), Francischini comentou a possível reversão da decisão.

A sessão extraordinária do STF vai acontecer no chamado plenário virtual, que não permite o debate oral entre os ministros, mas apenas o protocolo de votos escritos. Para o colunista da BandNews FM, Rodrigo Haidar, a expectativa é que a votação seja encaminhada para o plenário físico da corte.

A tendência é que o plenário do Supremo reverta a decisão de Nunes Marques, já que a posição dele vai contra os 6 ministros da corte eleitoral que decidiram pela cassação, sendo 2 deles também integrantes do STF, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. No cargo, Francischini anunciou que vai tentar aprovar uma mudança na constituição estadual, a PEC da Liberdade

Os ministros do Supremo têm o dia todo de amanhã, ou seja, das 0h até as 23h59 para se posicionar sobre o tema. 

Reportagem Amanda Yargas, Leonardo Gomes e David Musso

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Em Brasília, Paraná defende criação de Fundo Constitucional do Sul

Em Brasília, Paraná defende criação de Fundo Constitucional do Sul

Foram entregues, ao governo federal, quatro ofícios com demandas nas áreas de infraestrutura e economia

Enio Verri assume direção-geral de Itaipu Binacional

Enio Verri assume direção-geral de Itaipu Binacional

O economista que assume a hidrelétrica acumula uma bagagem de duas décadas de vida pública

Paraná tem diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades

Paraná tem diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades

A nomeação consolida um movimento importante de nomeações femininas para o primeiro escalão

Ex-presidente da Câmara de Almirante Tamandaré é denunciado

Ex-presidente da Câmara de Almirante Tamandaré é denunciado

A investigação aponta improbidade administrativa para enriquecimento ilícito e danos ao erário