Política

Ratinho Junior anuncia presidente da Multilaser como secretário da Educação

 Ratinho Junior anuncia presidente da Multilaser como secretário da Educação
(Foto: divulgação)

O governador eleito Ratinho Junior (PSD) anunciou ontem (07) o nome da pessoa que deve assumir a Secretaria de Estado da Educação em 2019. Renato Feder é presidente executivo da Multilaser, empresa com 3 mil funcionários que atua no segmento de eletrônicos e informática. Ele também é sócio da Aluno 10, empresa de tecnologia educacional aplicada ao reforço escolar.

Segundo o jornal O Estado de Minas, Feder recusou convite do governador eleito por Minas Gerais, Romeu Zema, do NOVO, para ocupar o cargo de secretário naquele Estado. Féder foi assessor da Secretaria de Educação de São Paulo durante oito meses. Ele ocupou o cargo de assessor técnico de gabinete na gestão de Geraldo Alckmin, do PSDB.

Professor de matemática por oito anos e professor de economia no Mackenzie por quatro anos, também foi diretor por oito anos do Colegio Alef, escola particular de São Paulo que atua sem fins lucrativos.

A assessoria de Ratinho Junior informou que o secretário indicado, que é de Minas Gerais, não dará entrevistas até o dia 19 de novembro, data do início da transição de governo no Paraná. De acordo com a assessoria, Feder e Ratinho Junior se conheceram em um evento em São Paulo e, desde então, o empresário tem atuado como consultor do político para a área de educação. Feder é formado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e tem mestrado em economia na Universidade de São Paulo.

De acordo com a assessoria, à frente da empresa Multilaser, Renato Feder também trabalha com educação por meio de patrocínios a feiras de ciências. A empresa financiava a ida de estudantes brasileiros para eventos no exterior. Feder é co-fundador do Ranking dos Políticos, entidade que avalia o desempenho de senadores e deputados federais, e é elaborado por empresários liberais vinculados a partidos de direita.

Com o nome para a Educação, até agora, Ratinho Jr anunciou apenas dois indicados para compor o secretariado de governo no ano que vem. O primeiro foi do general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, atual chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, que assumirá a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. O anúncio foi feito três dias antes do segundo turno da eleição presidencial. Politicamente, ao indicar um general das Forças Armadas para comandar a Segurança, Ratinho Junior acenou ao então presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, capitão do Exército, cujo vice é o general da reserva Hamilton Mourão, do PRTB.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia