ParanáGeral

Frio intensifica dores no joelho em pessoas com artrose

Quando a intensidade da dor é maior, o recomendado é procurar um ortopedista para tratamento

 Frio intensifica dores no joelho em pessoas com artrose

Foto: shutterstock

A queda das temperaturas pode intensificar as dores no joelho e no quadril em pessoas que têm artrose. Por isso, os especialistas alertam sobre a importância do exercício físico para diminuir a dor nas articulações. Nesta semana, a primeira neve e a primeira chuva congelada do Paraná foram registradas em Palmas, no interior, de acordo com o Simepar. Quando esfria, há uma diminuição da pressão atmosférica, e isso pode alterar a pressão dos micros vasos e das micro artérias. É por isso que há um maior desconforto. O ortopedista e especialista em cirurgia do joelho há mais de 30 anos, Rogério Fuchs, explica que o aumento da dor é uma queixa frequente nos consultórios quando o inverno chega.

Especialmente em idosos e pacientes, que já sofrem com dores nos joelhos e quadris, a baixa temperatura gera impacto nos movimentos. O ortopedista e cirurgião especialista em joelho e quadril, Thiago Fuchs, destaca quais motivos causam as dores.

A prática de atividade física e o tratamento adequado são fundamentais nestes casos. A artrite é uma doença crônica, que consiste no desgaste da cartilagem que envolve o osso, e provoca um atrito nas articulações. Entre as causas mais comuns estão: a sobrecarga nas articulações provocadas pelo excesso de peso e obesidade; fraturas; lesões; prática esportiva excessiva ou sem acompanhamento profissional; falta de preparo físico; sedentarismo; e desgaste natural da cartilagem com o avanço da idade. Quando a intensidade da dor é maior, o recomendado é procurar um ortopedista especializado para avaliação e tratamento. A artrose é uma doença que não tem cura.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

China recebe 91% da exportação de soja

China recebe 91% da exportação de soja

Dados são da movimentação no Porto de Paranaguá

Prova Paraná começa na segunda-feira (22)

Prova Paraná começa na segunda-feira (22)

Mais de 900 mil alunos da rede estadual vão participar