Frota paranaense de carros elétricos cresce 157% em dois anos

 Frota paranaense de carros elétricos cresce 157% em dois anos

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nos últimos dois anos, o Paraná teve um aumento de 157% no número de emplacamentos de carros elétricos, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Em abril de 2016, foram emplacados 224 carros elétricos no estado. No mesmo período deste ano, o número subiu para 575 carros movidos a eletricidade, conforme dados do departamento.

De acordo com Coordenador de Veículos do Detran-PR, Rafael Benvenutti, os dados mostram que os paranaenses estão apostando nesse tipo de veículo de olho na economia e também na preservação do meio ambiente.

Segundo especialistas, os carros elétricos podem alcançar velocidade máxima de 60 quilômetros por hora e rodando apenas na cidade, de acordo com as normas de trânsito. O modelo mais compacto, de dois lugares, custa em média R$ 55 mil. Mas os importados chegam a custar R$ 170 mil. A bateria do carro demora cinco horas para ser carregada completamente e usa uma tomada comum.

Segundo Benvenutti, faltam incentivos para tornar os carros elétricos mais populares.

Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostram que nos cinco primeiros meses de 2018, as vendas de veículos elétricos no país cresceram 65% se comparada às do mesmo período do ano passado.

A expectativa, segundo o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Ricardo Guggisberg é que neste ano mais de 5 mil veículos elétricos rodem pelo país.

Para Guggisberg apesar das incertezas do mercado no país, as expectativas são positivas e o consumidor segue crescentemente interessado nesse tipo de produto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem