ParanáGeral

Fumaça de queimadas na Amazônia chega ao oeste do Paraná

 Fumaça de queimadas na Amazônia chega ao oeste do Paraná

Divulgação Inmet

A fumaça das queimadas registradas na Amazônia chegou até a região oeste do Paraná. Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta sexta-feira (09) o fenômeno foi registrado nas cidades de Cascavel, Nova Santa Rosa, Foz do Iguaçu, Toledo e Guaíra. A fumaça foi detectada por um satélite. Isso acontece por causa da atuação de uma frente fria, que traz consigo ventos chamados de jatos baixos, de até 1,5 quilômetros de altitude. De acordo com o Simepar, na semana que vem, a partir do dia 18, uma nova frente fria chega ao Paraná, o que pode trazer novamente a fumaça das queimadas na Amazônia ao Estado, caso os incêndios não cessem.

A altura média do material suspenso na atmosfera é de 3 a 20 km e os efeitos podem ser percebidos tanto no nascer quanto no pôr do sol, deixando o céu com tom mais avermelhado. Ao longo do dia também pode ser percebido o céu mais esbranquiçado, com aspecto de estar mais poluído. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que a fumaça das queimadas na Amazônia também foi percebida nesta semana em cidades na região Sudeste do Brasil. A distância entre as áreas ultrapassa três mil quilômetros.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente na primeira semana do mês de setembro, os focos de incêndio na Amazônia já superam a quantidade registrada ao longo de todo o mês em 2021. Foram 18.374 registros de queimadas entre os dias 1 e 7 de setembro e, durante todo o mês de setembro do ano passado, foram 16.742 focos de incêndio. O órgão destaca ainda que no mês passado o volume de queimadas na Amazônia bateu recorde: foram mais de 28 mil registros, o pior número dos últimos 12 anos.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Projeto de lei foi aprovado com 14 votos favoráveis e apenas um contrário

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Ao todo, já foram movimentadas mais de 54 milhões de toneladas em 2022

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Instituição comemora avanços no combate ao câncer