Ganhos gerados por bitcoins devem ser declarados no IR

 Ganhos gerados por bitcoins devem ser declarados no IR

(Foto: andré francois/UnsPlash)

(Foto: andré francois/UnsPlash)

A poucos dias do fim do prazo para declarar o Imposto de Renda, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre as regras e exigências para a declaração, inclusive com novas formas de fontes de renda. Exemplo disso é o bitcoin, moeda digital que funciona como o Dólar, Euro ou Real, porém com a diferença de que não existe um órgão controlador central. Além disso, não depende de bancos, grandes corporações ou governos para ser movimentado.

O gerente de produtos da corretora de investimentos Stratum Blockhain Tech, Anderson Vieira, explica que os valores frutos de transações com bitcoins devem ser declarados no Imposto de Renda.

Só para se ter uma ideia da valorização da moeda em relação ao real, na manhã de hoje (24), um bitcoin era o mesmo que R$ 21,5 mil em média. Além da tributação, outras dúvidas em relação à moeda são frequentes e com o objetivo de esclarecê-las um bate-papo acontece hoje (24) em Curitiba. Anderson conta que o evento, promovido pela Stratum, deve debater o cenário atual desses ativos virtuais.

Uma das principais discussões será sobre o que é e para que serve a moeda, que, segundo Anderson, ainda é má interpretada.

O evento acontece no Impact Hub Curitiba, na Rua Fernanda Amaro, número 60, no Alto da Rua XV. As inscrições são gratuitas e o evento começa às 19h.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem