Geração Atitude: projeto do Ministério Público leva política e cidadania às escolas estaduais

 Geração Atitude: projeto do Ministério Público leva política e cidadania às escolas estaduais

(Foto; divulgação/MPPR)

Alunos da rede estadual de educação vão poder sugerir melhorias para o Paraná por meio de Projetos de Lei. A Caravana da Cidadania, uma das etapas do projeto Geração Atitude do Ministério Público do Paraná vai selecionar 32 propostas redigidas pelos alunos que participarem da iniciativa.

O Geração Atitude é desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal de Justiça do Paraná, dentro do Movimento Paraná sem Corrupção. Neste ano, o projeto está na 5ª edição e vai ser dividido em duas etapas: o Geração na Escola e a Caravana da Cidadania.

Na primeira iniciativa, professores, promotores e juízes, vão desenvolver, junto com as equipes pedagógicas de escolas, palestras e debates sobre direitos, deveres e cidadania.

A partir dessas discussões, os professores e estudantes podem participar do concurso Caravana da Cidadania, que vai selecionar as propostas para mudar o Paraná. Os autores dos melhores projetos serão premiados como uma viagem a Curitiba, onde serão recebidos nas sedes da Procuradoria-Geral de Justiça e dos três Poderes.No ano passado, o programa ficou restrito a cinco escolas de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Neste ano, o Geração Atitude está aberto para participação de todas as escolas da rede estadual: são cerca de 2,1 mil colégios em todo o Estado. Desde que foi lançada, em 2014, mais de 60 mil jovens participaram da iniciativa.

Em 2016, o programa foi transformado em política pública estadual, com edição de lei que torna o Geração Atitude atividade obrigatória no ensino médio estadual.

(Foto: divulgação/MPPR)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem