COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Trabalhar com grandes ou estoques reduzidos depende de cada empresa

 Gestão do estoque é essencial para sucesso de um negócio

Imagem: Pixabay

O estoque é um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa tanto para a produção das mercadorias, seja matéria-prima, insumos e componentes, quanto para a própria comercialização. Por isso, é necessário que todo negócio faça um controle efetivo do seu estoque, definindo a quantidade e a sua real necessidade.

Mas afinal de contas, de uma forma geral, as empresas devem trabalhar com pequenos ou com grandes estoques de mercadorias?

Pois bem, o excesso de estoques representa maiores custos para as empresas, não só em termos operacionais, como espaço e cuidados, como financeiros, já que quanto mais se compra, maior será o gasto.  Por outro lado, a insuficiência de estoque poderá causar paralisações no processo produtivo, queda de produtividade e perda de venda. Ou seja, menores retornos para o empresário.

Resumindo, não existe uma resposta pronta para a quantidade de cada item no estoque. O ideal é conhecer bem o próprio negócio e fazer uma gestão do estoque que garanta segurança no controle e monitoramento de produtos para a venda.

Qual a melhor forma para que as empresas façam uma gestão eficiente dos estoques de mercadorias?

Em primeiro lugar, é fundamental a informatização da empresa, ou seja, a utilização de sistemas de automação para processos, que forneçam informações básicas e úteis à administração de estoques. Outro ponto é o gerenciamento adequado do mix de produtos escolhido e ofertado à venda. A escolha correta do mix de produtos evita estocagem de produtos desnecessários, que não despertam interesse no cliente.

Também é essencial fazer a administração correta das compras, escolhendo compradores com conhecimentos específicos sobre o mercado e produtos comercializados pela empresa. Por fim, não se pode abrir mão de ter uma programação financeira de compras e contar com operações de armazenamento e organização adequada dos produtos estocados.

Portanto, a boa gestão dos estoques é fundamental em qualquer ramo de atividade, principalmente nas empresas com muitos itens a administrar. O desconhecimento das quantidades de estoques existentes e a falta de análise do giro das mercadorias poderá acarretar sérios problemas, como falta de caixa e queda de lucratividade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin