Giro nas Ruas: Rua André de Barros

 Giro nas Ruas: Rua André de Barros

Foto: Google Street View/ Reprodução

Foto: Google Street View/ Reprodução

O Giro nas Ruas desta segunda-feira (29) é na rua André de Barros, que começa na Praça Rui Barbosa e termina na rua Nilo Cairo. A via tem um quilômetro de extensão e passa pelo Centro de Curitiba.

Histórico

André de Barros nasceu na Vila da Conceição do Norte, na província de Goiás, em 1855, onde também aprendeu a ler e a contar. Quando entrou para o exército, serviu como enfermeiro em um batalhão na Guerra do Paraguai, que depois seria deslocado para Curitiba.

Chegando à capital paranaense, André de Barros foi trabalhar na Enfermaria da Circunscrição Militar, órgão que mais tarde daria origem ao Hospital Militar. Por trabalhar em uma instituição de saúde, ele começou a se especializar na produção de medicamentos.

Antes da proclamação da República, André de Barros deu baixa no exército e abriu uma farmácia chamada André & Carriel na rua da Assembleia, atual rua Doutor Muricy. Além disso, ele também foi provedor da Santa Casa de Misericórdia entre os anos de 1920 e 1922.

André de Barros permaneceu na função até ficar doente e vir a falecer. Ele doou parte de seu patrimônio ao hospital que fica no começo da rua que leva o nome dele.

 

Queen’s Snooker Bar

Para quem gosta do filme “Greese – Nos tempos da Brilhantina” e gostaria de ter vivido cenas como as da cafeteria, o Queen’s Snooker Burger Bar é o lugar ideal. Criado nos anos 1980 por Benedito Amatuzzi, que já era dono de mais dois restaurantes na cidade, o espaço foi idealizado para atender à sede de sinuca das pessoas da época, conciliando o jogo com a boa gastronomia. Gerson, filho do fundador, tinha 19 anos de idade na época e hoje é quem está à frente do negócio. Ele lembra bem de como o pai trabalhou para montar o bar com 12 mesas de sinuca.

O espaço conta com arquitetura e mobiliário inspirados em lanchonetes americanas e pubs ingleses. E outro diferencial é o cardápio, que faz alusão aos gângsteres do início do século passado.

Entre os pratos mais pedidos estão Queen´s, que é um hamburger artesanal de 170 gramas, e o Executivo de Churrasco, que  inclui bisteca grelhada e acompanhamentos.

O Queen’s Snooker Burger Bar fica na rua André de Barros, número 638, no Centro de Curitiba.

 

Energy Açaí

Foto: Energy Açaí / Reprodução

O açaí é uma iguaria tipicamente do Nordeste do Brasil, mas tem uma família de Santa Catarina que veio para Curitiba e vende essa delícia com mais de 60 opções de acompanhamento.

Fernanda Scholze, em parceria com Italo Sasso, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem