Giro nas Ruas: Bosque do Alemão

O Giro nas Ruas desta semana é um pouco diferente, vamos conhecer duas ruas de uma única vez. As ruas Niccolo Paganini e Franz Schubert fazem parte do entorno do Bosque Alemão.

Foto: Caio Vinicius

HISTÓRICO

As ruas Niccolo Paganini e Franz Schubert no bairro Vista Alegre, embora compostas por diversas residências e poucos ou nenhum comércio, se destacam por serem referências para quem visita o Bosque Alemão. Além de terem um ponto turístico em comum, as ruas são compostas de semelhanças. Ambas são em homenagem a músicos. Niccolo Paganini, nascido em 1782 na Gênova, percorreu a Itália como compositor e violinista, ganhando fama no fim do século 18. Já, Franz Peter Schubert nasceu na Áustria em 1797, se destacou como compositor e apenas aos 18 anos já tinha mais de 200 composições de música clássica. Em Curitiba, Paganini e Schubert nomeiam as antigas ruas 5 e 6 do Jardim Schaffer, respectivamente. Denominadas pelo então Prefeito Jaime Lerner, a via Franz Schubert com aproximadamente 200 metros, recebeu o nome em 4 de janeiro de 1974 e a rua Niccolo Paganini tem quase 500 metros e foi fundada em 16 de abril do mesmo ano. As histórias da região, mais precisamente do Bosque Alemão, você acompanha agora na reportagem.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo Caio Vinicius, da Universidade Positivo.

REPORTAGEM

Inaugurado em 1996, o personagem do Giro nas Ruas desta semana é o Bosque do Alemão. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba e conta com várias atrações para os turistas, como a trilha João e Maria, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos e até um mirante com vista panorâmica da cidade. O bosque carrega na arquitetura e em sua história as tradições alemãs, como comenta Jean Brasil, superintendente de obras e serviços de Curitiba.

Ele ainda fala que esses pontos da cidade são essenciais para o turismo local.

Os visitantes que vão ao Bosque do Alemão se deparam com uma escada que leva a Torre dos Filósofos. Em outro ponto do terreno, em uma trilha de paralelepípedos, é contado a histórias dos irmãos Grimm, de João e Maria. Já na parte de cima, há uma réplica de uma igreja tipicamente alemã, próximo a um bistrô. O bosque fica localizado na Rua Niccolo Paganini, na esquina com a Franz Schubert, no bairro Vista Alegre. O local abre diariamente, das 8 horas da manhã às 8 horas da noite.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem do Lucas Basilio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem