Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Conselheiro Carrão

 Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Conselheiro Carrão

Imagem ilustrativa

João da Silva Carrão nasceu em Curitiba em 14 de maio de 1810. Conselheiro Carrão, se formou em direito na Faculdade de Direito de São Paulo e foi o único estudante do Largo São Francisco que se filiou ao partido dos moderados depois da abdicação de Dom Pedro Primeiro em 1831. Conselheiro Carrão entrou para a política e foi Presidente da Província do Pará, deputado geral, senador, e ministro da fazenda em 1865. Fundou diversos jornais e foi um importante intelectual do período regencial brasileiro. Em Curitiba a rua Conselheiro Carrão faz a ligação entre os bairros Juvevê e Jardim Social ligando a Avenida Nossa Senhora da Luz à Rua Alberto Bolliger.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Rua Conselheiro Carrão passa pelo meio do Jardim Ambiental, uma praça que percorre cinco quadras da Rua Schiller e faz a ligação entre o bairro Hugo Lange e o Alto da XV. O Parque foi inaugurado em 1978, pelo presidente Ernesto Beckmann Geisel e hoje é famoso pela tradicional pista de skate e a cancha de bocha. Na altura em que o jardim cruza com a Rua Conselheiro Carrão os pedestres iniciam o trajeto da pista cooper. Alessandra Nascimento é uma das pessoas que frequentam diariamente o Jardim e se exercitam na pista.

Além de ser um oasis verde no meio da cidade, o contorno do parque serve de estacionamento para os bares e restaurantes da região da Rua Itupava. As quadras, o parquinho infantil e a acadêmia ao ar livre do Jardim Ambiental são abertos ao público.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 

No Bairro Hugo Lange, a Rua Conselheiro Carrão cruza outra área verde, o Jardim Poeta Leonardo Henke. Nessa altura, a rua abriga o Centro de Estudos Budistas Bodisatva um espaço de leitura das escrituras de Buda e prática de meditação, como explica a coordenadora do centro, Bernadete Brandão.

Há 19 anos o Bodissativa propõe que a meditação faça parte da vida dos Curitibanos. O nome do espaço vem de uma importante lenda budista.

Não é necessário seguir a religião para participar das atividades do centro. A programação completa pode ser consultada no site www.cebb.com.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.