Giro nas Ruas desta segunda é a Rua Silveira Neto

 Giro nas Ruas desta segunda é a Rua Silveira Neto

Foto: reprodução/ Google Street View

Apesar de ter nascido em Morretes, em 1972, o poeta Manuel Azevedo da Silveira Neto, viveu pouco no litoral paranaense. Aos sete anos se mudou para a capital do estado. Começou a jornada acadêmica estudando Humanidades, equivalente sociologia, filosofia, história e geografia, mas com o tempo decidiu deixar o curso e iniciar os estudos de gravura e desenho na Escola de Belas Artes de Curitiba.

Seu sonho era estudar na academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, capital federal da época, mas em 1896 Silveira Neto acabou desistindo quando passou em um concurso para trabalhar na Fazenda Federal, que hoje é o Ministério da Fazenda. Mesmo seguindo uma carreira diferente da formação, Silveira Neto não deixou de escrever poemas, o que acabou lhe rendendo amizades com artistas referentes na época, como Nestor Vitor e Cruz e Souza. Integrou grupo de poetas paranaenses chamado “O Cenáculo” dos quais também fizeram parte Dario Velloso e Julio Perneta.

Em 1921, Silveira Neto escreveu a obra “Nas Margens do Nhundiaquara”, que lhe rendeu o título de “príncipe dos poetas paranaenses” até então pertencente à Emiliano morto em janeiro do mesmo ano. Silveira Neto se casou e um de seus filhos foi Tasso da Silveira, um dos escritores mais importantes do modernismo junto de Cecília Meireles e Tristão de Ataíde. Faleceu em dezembro de 1942.

Comer costela a qualquer hora do dia não parece inusitado para quem conhece o Costelão 24 horas Água Verde. Servindo desde 2002 trezentos quilos de carne por dia, o lugar chega a ter mais movimento durante a madrugada do que no horário convencional de almoço e jantar. Edésio Voss é proprietário do Costelão e explica que as três sedes, a do Água Verde, a do Alto da XV e a nova do Bacacheri foram criadas para atender às pessoas que trabalham fora do horário comercial.

Mas não são só os funcionários da madrugada que escolher comer o costelão, Voss conta que estão acostumados a atender desde formaturas até casamentos.

Uma das coisas que facilita a casa funcionar durante 24 horas é o tempo que a costela pode ficar assando sem secar.

O Costelão 24 horas Água Verde fica na esquina da Silveira Neto com a Alferes Ângelo Sampaio e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Foto: reprodução/ Google Street View

A dança também está presente no Água Verde, na esquina da Rua Silveira Neto com a Rua Santo Amaro. A Escola de dança D.O.M foi fundada em 2006 pela empresária Silvana Piragine. Ela diz que por muito tempo o seu sonho foi abrir uma escola de dança com a irmã Carla Dominguez.

D.O.M é uma escola de dança cristã, e a sigla significa Deus Opera Milagres.

O curso mais procurado da escola é o Ballet Clássico. Silvana diz que é aplicada a metodologia russa, e anualmente as meninas fazem um teste com o orientador pedagógico Fellipe Camarotto, bailarino formado pela Bolshoi.  Mas as aulas vão muito além da leveza nos passos de ballet dentro do ritmo certo. Silvana diz que os valores passados nas aulas são a essência da escola.

A escola está localizada na esquina da Rua Silveira Neto com a Rua Santo Amaro desde 2014, e é o local ideal para proporcionar um ambiente aconchegante para as alunas.

A escola de Dança D.O.M oferece cursos de ballet clássico, jazz, teatro, gymflex e hip hop, com turmas para todas as idades.

Foto: reprodução/ Google Street View

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem