Giro nas Ruas desta segunda é na Alameda Dom Pedro II

Foto: Google Maps / Reprodução

Nascido em 2 de dezembro de 1825, Dom Pedro II foi o último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I com a Imperatriz Maria Leopoldina, ele assumiu o lugar do pai como príncipe regente quando tinha apenas cinco anos de idade, mas só tomou o poder quando completou 15 anos, ficando no trono por quase seis décadas.

Durante o reinado, Dom Pedro II foi um grande investidor nas ciências, artes e no conhecimento em geral. Foi com o país sob o comando dele que o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, por exemplo, foi fundado.

Durante o período que foi imperador, Dom Pedro II conseguiu consolidar a unificação do Brasil e saiu vitorioso em diversos conflitos, como a Guerra do Paraguai. O fim do reinado e também do Império no Brasil, aconteceu em 1889, com o golpe de estado da República. Dom Pedro II morreu dois anos mais tarde, em 5 de dezembro de 1891, no exílio em Paris.

Em Curitiba, o imperador Dom Pedro II é homenageado com o nome de uma alameda no Bairro Batel. Essa via tem pouco menos de 1 km de extensão e nela fica o shopping mais antigo da cidade, o Novo Batel.

Fundado em 1979, o Novo Batel é o shopping mais antigo de Curitiba. A estrutura de vidro e metal é referência na capital e abriga cinema, lojas e o teatro Fernanda Montenegro.

A vendedora Juremia de Fátima trabalha no Shopping Novo Batel há 26 anos e conta que o estabelecimento não tem um público de passeio porque os clientes vão às lojas com o objetivo de comprar.

Até o final deste ano um hotel deve ser inaugurado no Novo Batel e de acordo com Juremia, o edifício mostra o quanto o shopping cresceu.

O Shopping Novo Batel fica na Alameda Dom Pedro II e abre de segunda a sábado das 10h às 22h. Nos domingos e feriados somente alimentação e lazer abrem das 12h às 20h.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.