Giro nas Ruas desta segunda é na Avenida Água Verde

(Foto: Google Maps / Reprodução)

A Avenida Água Verde é uma das principais vias do bairro que tem esse mesmo nome e recebeu esse nome por causa de um ribeirão que hoje está totalmente canalizado. Esse córrego tinha algas que deixavam a água com uma coloração esverdeada e nascia perto de onde hoje ficam a rua Carneiro Lobo e a avenida Silva Jardim, cortando a região até desaguar no rio Belém, no bairro Prado Velho.

O primeiro nome dessa porção da cidade foi Colônia Dantas por causa das inúmeras famílias italianas que viviam nas imediações. O curso d’água atraía pescadores, mas como o local também contava com mata cerrada, caçadores também eram bastante frequentes por lá.

Em Curitiba, a avenida Água Verde tem aproximadamente dois quilômetros de extensão e liga a rua Chile à Vila Izabel. E é ao longo dessa via que ficam o cemitério Água Verde e ainda o Museu de Arte Indígena do Paraná.

É ao longo da avenida Água Verde que fica um dos mais antigos cemitérios de Curitiba, o Cemitério Água Verde.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

O Museu de Arte Indígena do Paraná, ou MAI, é destaque na Avenida Água Verde e foi inaugurado em novembro de 2016, em Curitiba.

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.