Giro nas Ruas desta segunda é na Avenida Senador Salgado Filho

 Giro nas Ruas desta segunda é na Avenida Senador Salgado Filho

(Foto: Reprodução/ Google Street View)

Joaquim Pedro Salgado Filho nasceu em Porto Alegre, em 1888. Ele se formou em direito e em meio à carreira na advocacia deu apoio à candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República. Com a posse de Getúlio, ele recebeu inúmeras nomeações, até chegar ao cargo de Senador. Ele faleceu aos 62 anos, em um acidente de avião, quando estava indo ao encontro do presidente. Uma das maiores homenagens ao político é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre. No Paraná, uma das principais ruas da capital paranaense também recebeu esse nome.

A Avenida Senador Salgado Filho foi criada para ser a principal via de acesso a São José dos Pinhais, ainda no século XIX. Por ser muito estreita, a rua não deu conta da grande quantidade de veículos e perdeu importância na cidade. Para reforçar o trânsito nesse trajeto, foram construídas a Avenida Comendador Franco e a Marechal Floriano. Atualmente, a Avenida Senador Salgado Filho é conhecida como um polo comercial e gastronômico de Curitiba, bem diferente da via que no século passado era ocupada predominantemente por chácaras e fazendas.

Quando chegou ao Brasil em 1929, com apenas 19 anos, o ucraniano Paulo Szpak se fixou no bairro Uberaba, que na época era uma área rural de Curitiba. A região era conhecida como ponto de descanso de tropeiros, que procuravam uma boa cerveja para encerrar o longo dia de trabalho. Com o potencial crescimento do bairro, Paulo decidiu abrir um armazém, em uma casa de madeira alaranjada: o Armazém Santa Ana. Lá, ele vendia de tudo: pregos, ferramentas, baldes, panelas e grãos.

A neta de Paulo e atual proprietária do armazém, Ana Szpak, conta que com o passar do tempo o comércio de adaptou e passou a explorar o mundo da gastronomia.

Hoje, o Santa Ana é o armazém mais antigo de Curitiba ainda em funcionamento. Lá é possível encontrar pratos típicos ucranianos, como o pierog e também porções tradicionais de boteco, como a famosa carne de onça. Na decoração fica marcado os mais de 70 anos de história, com o balcão de madeira e os antigos objetos à venda, como vassouras, martelos e panelas.

E não é só os curitibanos que costumam visitar o local. Muitos turistas vindos de dentro e fora do Brasil sentam nas mesas que guardam muitas histórias.

O Armazém Santa Ana fica aberto de segunda a sábado, das 15h às 23h. Ele está localizado na Avenida Senador Salgado Filho, número 4460.

(Foto: reprodução/ Google Street View)

Fernanda Czeluzinski sempre se interessou por trabalhos manuais e depois de ver mosaicos em uma feira ao ar livre, decidiu estudar a técnica. O fascínio pelo método fez ela abrir em 2005 a FFEE’s uma das três lojas de Curitiba especializadas em mosaico. Fernanda e o marido decidiram abrir a loja por perceberem que poderiam trabalhar juntos, já que ele é marceneiro e também trabalhar com metais para produzir móveis.

Além de produzir peças por encomenda, também são fornecidos materiais únicos para a criação de artesãos de Curitiba. Hoje, a maioria das peças que Fernanda produz são feitas com materiais reciclados. Isso porque em 2014, produziu uma peça apenas com esse tipo de material.

Além do material para mosaicos, a FFEE’s também tem um atelier onde acontecem aulas. O espaço fica no número 3.404 da avenida Senador Salgado Filho.

(Foto: reprodução/ Google Street View)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem