Giro nas Ruas desta segunda é na Avenida Silva Jardim

O fluminense Antônio da Silva Jardim foi um advogado, jornalista e ativista político brasileiro. Nasceu em mil, oitocentos e sessenta (1860), no interior do Rio de Janeiro, na cidade de Capivari – que hoje leva o nome Silva Jardim. Antes dos dezesseis anos, ele já tinha dirigido a redação de um jornal estudantil e publicado um artigo sobre Tiradentes, no qual elogiava a rebeldia contra o absolutismo. Aos 18, entrou para a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de São Paulo, começou a dar aulas na Escola Normal e trabalhar no jornal Tribuna Liberal.

Depois de se formar em Direito, Antônio da Silva Jardim continuou ensinando e passou a advogar as causas de escravos. Em 1883, se casou e mudou para Santos, onde organizou o primeiro comício republicano do país. Mas pelo radicalismo, foi excluído do Partido Republicano.

Em 1890, Silva Jardim se candidatou para o Congresso Constituinte, pelo Distrito Federal, mas foi derrotado. Fora da vida política, foi para a Europa em 1891, onde morreu aos 30 anos, em um acidente no vulcão Vesúvio.

Logo no começo da Avenida Silva Jardim está a “casa das cem mil memórias à venda” – o Mercado das Pulgas. No local há móveis e produtos de todas as épocas e de várias partes do mundo. Jefferson Silva, sócio da empresa, explica que tudo começou com a venda de itens da própria casa dos pais.

O acervo de memórias e histórias inclui itens antigos e modernos, entalhados, lustres, porcelanas, pratas e cristais, além de discos, livros e até instrumentos musicais.

A loja existe há 30 anos. A Avenida Silva Jardim foi escolhida como endereço do mercado por um motivo estratégico.

O Mercado das Pulgas funciona de segunda a sexta-feira, das nove horas da manhã até seis horas da tarde. E nos sábados, das nove da manhã até cinco horas da tarde. Ele fica na Avenida Silva Jardim, número cinquenta e sete.

(Foto: reprodução/Google Street View)

O número de pessoas que jogam e-sports está cada vez maior. Somente o jogo League of Legends, quintuplicou a audiência de quinhentos mil para dois mil e quinhentos milhões de jogadores em cinco anos. Observando e sendo parte do público que consome cultura Geek, Tiago Domingos Penteado decidiu abrir o CoolDown, uma hamburgueria temática para quem gosta de jogos online e cultura nerd. Penteado conta que sentia falta de ter um lugar onde pudesse sair com os amigos que também gostam de jogos online.

Além de ter uma arena profissional completa, espaço de vídeo games e sala privativa para as pessoas poderem jogar e transmitir ao vivo os jogos, a hamburgueria também conta com um cardápio que faz o cliente entrar no universo gamer. Um exemplo disso são as bebidas, servidas em frascos de poções.

Além do atendimento convencional, o CoolDown também promove campeonatos de jogos online, além de semanas temáticas. A hamburgueria fica no número mil cento e quarenta e cinco da avenida Silva Jardim.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Foi por meio da paixão por gibis que a loja Itiban nasceu, em 1989. Na época, os quadrinhos não eram tão populares, nem contavam com um centro de vendas especializado. E foi justamente por se tratar do primeiro local a vender gibis e quadrinhos na região, que o estabelecimento ganhou o nome Itiban – na língua japonesa, a palavra significa “primeiro”.

A dona da loja Mitie Taketani conta que a ideia surgiu em São Paulo, quando ela e o marido se conheceram.

Desde então, a Itiban vende gibis de super-heróis, mangás, quadrinhos independentes, de cunho político, biográficos e até jornalísticos. Além de vender os produtos, a Itiban também faz lançamentos de livros, bate-papos e promove encontros entre leitores e artistas.

Atualmente localizada na Silva Jardim, a loja já passou por vários endereços na cidade, mas se fixou no centro para facilitar o acesso aos jovens clientes, que muitas vezes dependem do ônibus como meio de transporte. A Itiban fica na Avenida Silva Jardim, número 845, no Rebouças.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*