Giro nas Ruas desta segunda é na Praça Rui Barbosa

Rui Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador em novembro de 1849. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa era advogado, jornalista, jurista, político, diplomata e considerado um dos mais brilhantes oradores da história do Brasil.

Em 1893, durante o governo de Floriano Peixoto, foi obrigado a se exilar por conta de suas opiniões contrárias ao então presidente. Em 1895, quando acabou o mandato de Peixoto, voltou ao Brasil e assumiu uma cadeira no Senado.

Teve papel fundamental na 2ª Conferência da Paz, em Haia, sendo considerado um dos “Sete Sábios de Haia”. Além disso, foi eleito juiz da Corte Internacional da Justiça, sendo o mais votado e recebendo homenagens de todo o mundo.

Em Curitiba, uma das praças mais importantes da cidade é em homenagem ao baiano. A antiga Praça da República teve seu nome mudado para Praça Rui Barbosa em 1923, após a morte do diplomata. O local abriga a Rua da Cidadania Matriz de Curitiba, o principal terminal de transporte público urbano da capital e também a Santa Casa da Misericórdia, o hospital mais antigo da cidade.

Um ponto de destaque na Praça Rui Barbosa é o Hospital da Caridade, mantido pela Santa Casa e considerado o mais antigo de Curitiba, com 139 anos de história. Após 14 anos de construção, o edifício foi aberto ao público oficialmente em 1880, como o primeiro hospital da capital. De acordo com a historiadora Mariana Coelho, a Praça Rui Barbosa era um banhado quando o hospital começou a ser construído. 

Ainda de acordo com a historiadora, várias personalidades da época que dão nome às ruas importantes da cidade hoje, tiveram um papel importante na história do Hospital, como o Doutor Muricy, André de Barros e João Gualberto.

Com 224 leitos e 400 médicos, a Santa Casa é referência em cirurgias e transplantes. O Hospital da Caridade fica na Praça Rui Barbosa, número 694 e tem pronto-atendimento 24 horas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.