Giro nas Ruas desta Segunda é na Rua Cândido Lopes

 Giro nas Ruas desta Segunda é na Rua Cândido Lopes

(Foto: reprodução/ Google Street View)

Cândido Martins Lopes nasceu em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1803, lá era dono de uma tipografia. Casado com Gertrudes da Silva Lopes, foi ele o convidado do primeiro governador do Paraná para montar uma tipografia na nova capital, Curitiba, quando a Província do Paraná se emancipou politicamente de São Paulo.

A Typografia Paranaense foi a responsável pela publicação do primeiro jornal do estado, que homenageava a data de emancipação. O Dezenove de Dezembro começou a circular em 1º de abril de 1854 e assim se manteve por quase 30 anos.

Além de tipógrafo, Cândido Lopes também foi procurador fiscal da tesouraria provincial, juiz de paz e camarista da cidade. Ele é ainda o patrono da cadeira de número 2 da Academia Paranaense de Letras.

Cândido Lopes morreu em Curitiba no dia 27 de dezembro de 1871, aos 68 anos de idade. Já a esposa dele, com quem teve 10 filhos, faleceu quase 10 anos depois, em 11 de outubro de 1881.

(Foto: reprodução/ Google Street View)

A Biblioteca Pública do Paraná recebe cerca de três mil visitantes todos os dias e aproximadamente mil e quinhentos livros são emprestados diariamente. O espaço foi fundado em 7 de março de 1857 e tem hoje um acervo com quase 600 mil exemplares.

Instalado em um prédio histórico, a biblioteca tem oito mil e quinhentos metros quadrados. De acordo com a bibliotecária Lidiamara Gross, que trabalha por lá há 20 anos, os livros são atualizados com bastante frequência e estão disponíveis para todo tipo de público, até mesmo as pessoas com deficiência visual.

Todos os livros, documentos, revistas, jornais, selos, cartas e títulos raros da Biblioteca Pública do Paraná estão à disposição do público de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 20 horas e, aos sábados, até as 13 horas. E o espaço também conta com uma vasta programação cultural.

Ao longo de 162 anos de história, a Biblioteca Pública do Paraná já passou por 13 sedes. Toda essa trajetória é contada no “Livro Aberto: uma história da Biblioteca Pública do Paraná”, do jornalista e escritor Nilson Monteiro.

A obra mescla fatos reais com alguns pontos de ficção e, entre outras coisas, apresenta informações sobre as mudanças da instituição e detalhes sobre os itens do acervo. O espaço funciona na rua Cândido Lopes, número 133, no centro da cidade, desde 1954.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem