Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Coronel Agostinho Macedo

Fotos: Google Maps / Reprodução

Com apenas uma quadra e meia de extensão, a Rua Coronel Agostinho Macedo abriga uma grande variedade de estabelecimentos. Apesar da maior parte dos terrenos serem ocupados por residências, a rua também conta com um escritório de advocacia, uma escola infantil, um restaurante de comidas caseiras, um posto de gasolina e também a Metalúrgica Paranaense.

Mas o maior atrativo da via fica por conta de locais ligados ao povo israelita e também ao judaísmo, religião seguida por mais de 80% da população de Israel. A rua abriga o Centro Israelita do Paraná e também a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, além do Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro museu no Brasil a falar sobre o genocídio de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Rua Coronel Agostinho Macedo fica no Bom Retiro, entre a Rua Nilo Peçanha e a Rua Euclides Bandeira.

Fundado em novembro de 2011, o Museu do Holocausto em Curitiba é o primeiro espaço no Brasil ligado à educação, pesquisa e memória dos judeus mortos pelos nazistas. O coordenador geral do museu, Carlos Reiss, diz que o espaço não tem o objetivo de falar sobre a Segunda Guerra Mundial, mas sim contar histórias das vítimas e sobreviventes do holocausto.

0Muitos sobreviventes do holocausto vieram para Curitiba e hoje, o museu é uma homenagem a essas pessoas que reconstruíram a vida na capital. Segundo Carlos, manter a memória do holocausto é uma forma de reforçar valores humanos e construir uma sociedade melhor.

O Museu do Holocausto fica na Rua Coronel Agostinho, 248 e as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo site museudoholocausto.org.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.