Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Eurípedes Garcez do Nascimento

(Foto: Reprodução / Google Maps)

Eurípedes Garcez do Nascimento foi um médico curitibano que atuou também como político do Paraná. Nascido em 30 de novembro de 1888, ele se formou em Medicina em 1913, pela antiga Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Pouco tempo depois de formado, em 1916 e 1917, o paranaense foi um dos profissionais que atuaram no combate às epidemias de gripe espanhola e febre tifoide. Ele também se envolveu na política; foi eleito deputado estadual e escolhido para o cargo de secretário do Interior e Justiça.

Eurípedes Garcez do Nascimento presidiu o Sindicato Médico do Paraná e fundou o Instituto de Proteção à Criança, na Cruz Vermelha. A dedicação dele foi reconhecida com o título de Cidadão Honorário da capital paranaense.

A atuação do médico é lembrada até hoje na cidade, tanto que ele teve o nome dado a uma rua do bairro Ahú. Essa via tem aproximadamente 1 quilômetro de extensão e vai da rua Deputado Wanderley Júnior até a Marechal Hermes, no Centro Cívico da capital.

Fundado em 2010, a “La Rauxa Café i Bistrot” é um espaço que reúne gastronomia e arte 100% paranaenses. O estabelecimento serve almoço, cafés e sobremesas, e a decoração conta sempre com exposições diferentes, que mudam a cada dois meses. São pinturas, fotos e outras formas de expressão artística que dão um toque a mais ao local. E segundo Franchesco Muraro, um dos donos, para ser também um expositor, basta que o artista curitibano entre em contato e faça uma reserva.

A La Rauxa fica na rua Eurípedes Garcez do Nascimento, número 906, no Ahú, e funciona de segunda à sábado, das 12 horas às 19 horas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.