Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Francisco Rocha

Foto: Google Maps / Reprodução

Francisco José da Rocha foi jornalista, advogado e um importante político brasileiro. Nascido em Salvador, no dia 10 fevereiro de 1832, Francisco Rocha se formou em ciências sociais e jurídicas na Faculdade de Direito de Olinda em 1852. Um ano depois fundou o Jornal da Bahia.

Em 1869, foi eleito deputado provincial e assumiu o posto de diretor-geral da Instrução Pública da Bahia. Seu trabalho foi marcado pela defesa do ensino obrigatório e pela criação de escolas noturnas. Ele deixou o cargo em 1871, ano em que foi responsável pela execução da Lei do Ventre-Livre na Bahia, garantindo a liberdade para os escravos nascidos no Brasil a partir de setembro do mesmo ano.

Francisco Rocha também foi presidente interino da Bahia, cargo equivalente a governador, por cerca de 7 meses e presidente da província de Santa Catarina. Além disso, durante a carreira política foi representante do Ministério Público, ministro do Tribunal de Contas da União, diretor da Caixa Econômica e diretor da Seção Estatística do Tesouro Nacional, no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, Francisco Rocha é homenageado com uma via que tem cerca de 2 km, interligando o Bigorrilho ao Batel. A Rua Francisco Rocha vai da Avenida Candido Hartmann até a Praça do Japão.

Um dos destaques da Rua Francisco Rocha é a ONG Atitude na Cabeça. A organização sem fins lucrativos que doa perucas e próteses para mulheres que tem uma das 21 patologias que levam a perda dos cabelos, como o câncer.

Nos cinco anos desde a fundação, a ONG já atendeu mais de 8 mil pessoas com as doações. A representante da Atitude na Cabeça, Rubia Medina conta que, além das perucas, próteses externas removíveis também são oferecidas pela instituição.

As crianças também recebem um cuidado especial. Bonecas carecas foram feitas para promover a inclusão dos pequenos que perderam os cabelos por causa do câncer, e perucas com personagens da Disney são distribuídas em hospitais. Qualquer pessoa pode ajudar doando cabelo. O único critério é quanto ao comprimento. Os fios devem ter, no mínimo, 20 cm.

A Atitude na Cabeça fica na Rua Francisco Rocha, 1544 e abre de segunda a sexta-feira das 9h da manhã às 5h da tarde. Mais informações sobre a doação de cabelos ou solicitação de perucas e próteses estão disponíveis no site da instituição, o atitudenacabeca.org.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.