Giro nas Ruas desta Segunda é na Rua Jacarezinho

 Giro nas Ruas desta Segunda é na Rua Jacarezinho

(Foto: reprodução/Google Street View)

Localizada no bairro Mercês, a Rua Jacarezinho faz referência a uma cidade paranaense. O município foi um dos primeiros polos de desenvolvimento agrícola do Estado e hoje é um importante centro econômico e cultural do Paraná. A cidade tem cerca de 40 mil habitantes.

Aqui em Curitiba, os 2 km de extensão da Rua Jacarezinho passam por pontos importantes da cidade, como o Museu da Vida, uma das sedes do Clube Curitibano e a Torre Panorâmica. Inaugurada em 1991, a Torre fica no ponto mais alto da cidade e tem aproximadamente 109 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. Ela é única torre telefônica no país que conta com um deck de observação aberto para visitação. A torre também abriga o Museu do Telefone.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Entre os pontos que se destacam na Rua Jacarezinho, está o Museu da Vida, fundado em 2014 pela Pastoral da Criança. O espaço tem o objetivo de proporcionar um ambiente interativo para o público infantil e abordar temas para uma sociedade mais justa e humana. O local também conta a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e da fundadora, doutora Zilda Arns.

A coordenadora do Museu da Vida, irmã Veroní Medeiros, diz que a saúde, a cidadania e a educação são os principais temas discutidos pela pastoral com grávidas e crianças de até seis anos.

A estrutura do Museu é totalmente interativa e permite o desenvolvimento da criatividade através de brincadeiras e dos materiais que podem ser desmontados e reconstruídos pelas crianças. De acordo com a coordenadora, o Museu da Vida busca resgatar os laços familiares a partir dessas exposições interativas.

O espaço é aberto para todos os públicos e as famílias podem visitar o Museu com o apoio de mediadores e não de guias. O propósito é dar mais liberdade aos visitantes para conhecer o espaço sem seguir um roteiro pré-estabelecido. Localizado na Rua Jacarezinho número 1691, o Museu da Vida abre todos os dias das 8h às 19h e a entrada é gratuita.

Inaugurada em 1991 no ponto mais alto da cidade, a Oi Torre Panorâmica tem cerca de 109 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. Ela é única torre telefônica no país que conta com um deck de observação aberto à visitação. A estrutura permite aos visitantes uma visão de 360º graus da cidade. O local também abriga o Museu do Telefone. A Torre Panorâmica funciona de terça a domingo, das 10h da manhã às 7h da noite. O ingresso é R$6,00 por pessoa. Crianças entre 5 e 9 anos e idosos pagam meia-entrada. Menores de 5 anos têm entrada livre.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem