Giro nas Ruas desta segunda é na Rua João Bettega

Foto: Reprodução / GoogleMaps

João Luiz Bettega nasceu em 4 de maio de 1916 e foi um conhecido pneumologista da cidade de Curitiba. Entre outras coisas, ele ajudou a fundar a Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas e, em 1947, inaugurou e assumiu a direção do Sanatório Médico do Portão, que atendia pacientes com doenças pulmonares, sobretudo a tuberculose. Bettega foi também professor na Universidade Federal do Paraná e se aposentou em 1981.

Se engana, no entanto, quem pensa que o médico ficou famoso por causa da profissão. O que fez dele um personagem da história de Curitiba e do Paraná, na verdade, foi a casa projetada e construída para ele e a família pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas.

A residência começou a ser planejada em 1949 e a construção só terminou em 1953. Considerado um dos primeiros projetos modernistas de Curitiba, o imóvel pertenceu à família por décadas a fio. Quando João Bettega faleceu, em 1996, aos 80 anos de idade, o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Depois disso, a residência perdeu valor comercial e acabou abandonada pela família. Somente em 2002 o imóvel foi comprado e, a partir daí, transformado em um centro cultural.

Em Curitiba, João Bettega é homenageado com o nome de uma rua, no bairro Portão, de aproximadamente 7 quilômetros de extensão. A via começa a partir de um entroncamento da avenida República Argentina e vai até a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O Sesc, Serviço Social do Comércio, existe há mais de 70 anos no Brasil e tem o objetivo de criar oportunidades para o desenvolvimento da comunidade. Para isso, a entidade estimula o acesso à educação, à cultura, saúde, esportes e lazer.

Em Curitiba, o Sesc Portão foi fundado no início de 1980. Márcio Roberto Renaldin, funcionário da instituição, explica que a unidade Portão foi pioneira em várias ações.

0Ele conta ainda que, além de atender ao bairro, o Sesc Portão também já foi responsável por toda a região metropolitana de Curitiba.

O Sesc Portão é uma das cinco unidades da entidade na cidade, e fica na Rua João Bettega, número 770.

Com mais de 75 mil caixas de documentos, o Arquivo Público Municipal de Curitiba reúne papéis importantes da capital paranaense. O Diretor do Arquivo Público Municipal, Rubens Zampieri, diz que todas as documentações geradas pela Prefeitura Municipal de Curitiba ficam arquivadas no local.

0Documento em papel é o principal material arquivado no acervo com aproximadamente 380 milhões de páginas. Segundo Rubens, o Arquivo Público Municipal passa por um processo de digitalização desses documentos.

0Os documentos guardados no Arquivo Público Municipal de Curitiba são de livre acesso para o público, mas é preciso agendar a visita com antecedência. O espaço fica na Rua João Bettega número 3350 e abre de segunda à sexta, das oito da manhã às seis horas da tarde.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba