Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Nicarágua

Foto: Google Maps / Reprodução

Localizada entre a Costa Rica e Honduras, a Nicarágua tem cerca de 130 mil quilômetros quadrados conta com praias para todo tipo de gosto, desde as mais relaxantes até as que são perfeitas para os surfistas. Além das fronteiras por terra, o país é limitado, a leste, pelo Mar do Caribe e, a oeste, o Oceano Pacífico.

A Nicarágua tem hoje pouco mais de seis milhões de habitantes, espalhados em 153 cidades. A capital do país, Manágua, é a terceira maior da América Central, atrás só da Cidade da Guatemala, capital da Guatemala, e de San Salvador, capital de El Salvador.

A origem da palavra que dá nome ao país é incerta. O território não conta com um registro indígena, de modo que só se pode recorrer a algumas crônicas dos primeiros espanhóis que chegaram à região. Nessas histórias, o que se conta é que o povo vivia entre o oceano Pacífico e um grande lago, nomeado com uma expressão que significa “aqui junto a água”. Mais tarde, castelhanizado, esse termo teria se transformado em Nicarágua.

Em Curitiba, a rua que leva o nome desse país corta o bairro Bacacheri. Entre outras coisas, têm endereço na via o parque Bacacheri, a Biblioteca Alexandria e o Museu Egípcio e ainda a Ordem Rosacruz.

O Museu Egípcio e Rosa Cruz foi inaugurado em 17 de outubro de 1990 e, hoje, o acervo do espaço conta com centenas de itens egípcios.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Antes de pertencer ao Poder Público, a área onde hoje fica o Parque Bacacheri na Rua Nicarágua, era conhecida como Tanque do Bacacheri e era usada como local de recreação e balneário.

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.