Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Presidente Affonso Camargo

 Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Presidente Affonso Camargo

(Foto: reprodução/ Google Street View)

Affonso Camargo foi Promotor Público e professor de Direito na Universidade do Paraná, além de apresentar uma vida ativa na política. Ele foi Deputado Estadual aos 23 anos, em 1896. 11 anos depois, assumiu o cargo de Vice-Presidente e, em seguida, Presidente de estado do Paraná. Os atuais governadores do estado eram chamados de presidente na época, e foi esse fator que tornou Affonso conhecido como Presidente Affonso Camargo. Após o governo, exerceu cargos como Deputado Federal e Senador.

Durante seus períodos no governo do estado, suas principais ações foram a criação da rodovia Curitiba – Foz do Iguaçu, a abertura da linha férrea até Guarapuava, o início da construção da estrada da Ribeira, entre outras.

Affonso Camargo nasceu em Guarapuava em 1873 e morreu aos 86 anos, no ano de 1959. Hoje, a rua que leva seu nome tem 7 km de extensão e passa por vários pontos da cidade, como a Rodoviária e o Mercado Municipal.

Inaugurado no dia 02 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é referência nacional na comercialização de frutas, verduras e alimentos frescos. Mas não para por aí. Os 196 comerciantes que trabalham no local vendem desde alimentos naturais a cosméticos, presentes e vestuário.

(Foto: reprodução/ Google Street View)

Osvaldo Cardoso é o mais antigo comerciante do local. Ele trabalha no Mercado Municipal desde a inauguração do espaço, em 1958. Ele conta que ama o lugar e em 60 anos de mercado, não faltou nenhum dia de trabalho. 

No início, lá em 1820, os comerciantes vendiam frutas e verduras em pequenas casas instaladas atrás da Catedral de Curitiba. 40 anos depois, foi inaugurada a primeira estrutura na Praça Zacarias. O Mercado passou pela Praça Generoso Marques e pelo Bairro Batel antes de ser construído na Rua Presidente Affonso Camargo. Hoje o Mercado Municipal tem 60 anos e Osvaldo percebeu muitas mudanças com o passar do tempo.

E é essa freguesia que torna o Mercado Municipal quase que como a casa dele.

O Mercado Municipal se tornou um ponto turístico em Curitiba e apresenta uma programação diferenciada conforme a época do ano através de eventos temáticos em datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Festa Junina e Natal. O Mercado Municipal possui uma estrutura de 15,6 mil metros com 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, além de 17 acessos que passam pela Rua da Paz, General Carneiro, Avenida Sete de Setembro e rua Presidente Affonso Camargo.

(Foto: divulgação)

De hamburgueria a restaurante vegetariano, nos 7 km da rua presidente affonso camargo você encontra comida para todos os gostos. E um dos estabelecimentos que chama bastante atenção é a poá cheesecake e bubble tea, que funciona desde 2016. A ideia de criar a casa de chá surgiu depois de uma viagem que paola fez com o marido e conheceu o bubble tea.

Além do bubble tea, a casa também inova ao servir cheesecake salgados.

O lugar é um sucesso na região e a Paola, proprietária do local, conta o que acha da localização.

A Poá Cheesecake e Bubble Tea fica na rua Presidente Affonso Camargo, número 1975, próximo ao jardim botânico. Ela funciona de segunda a sabado, das 12h as 19h e aos domingos das 14h as 18h.

(Foto: reprodução/ Google Street View)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem