Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Professor Brandão

 Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Professor Brandão

(Foto: reprodução/Google Street View)

Nomes como Brasílio Itiberê, Generoso Marques e Euzébio da Motta são recorrentes para quem estuda a história do Paraná. Mas, pouca gente sabe que João Baptista Brandão de Proença, mais conhecido como professor Brandão. Ele lecionou letras primárias para os três personagens citados anteriormente, além de ter ocupado cargos importantes quando nosso estado ainda era chamado de Província do Paraná. Nascido em Curitiba em 27 de junho de 1.813, o filho de João Baptista de Proença e de Izabel Maria Sampaio se destacou cedo na escola, sempre excedendo a expectativa tanto dos pais quanto dos professores.

Por esse motivo, decidiu dedicar-se ao magistério e em 1835, com 22 anos já dava aulas particulares. Como sua família queria que seguisse vida eclesiástica, foi estudar em São Paulo. Ao voltar à Curitiba, sua mãe que estava muito doente, morreu e então Brandão assumiu os negócios da família e começou a dar aulas no Liceu Paranaense. Além de letras primárias, Professor Brandão também dava aulas de grego, latim, matemática e história da gramática. Lecionou por 48 anos seguidos.

No relatório presidencial de 1857 está registrado que pela primeira vez uma escola pública realizava exames e ela era dirigida por Brandão. Em paralelo a carreira de professor, também foi deputado estadual, capitão da Guarda Nacional, oficial maior da Secretaria do Governo e Juiz de Paz. Além disso também foi inspetor de imigração, quando aprendeu italiano e polonês com os imigrantes.

Contar a história da academia Barnabé Tênis é o mesmo que mostrar a trajetória de Rodrigo Barnabé. O envolvimento de Rodrigo com o tênis começou aos 8 anos de idade, época em que ele ainda morava em Maringá, na região Norte do estado. Por influência do pai, ele se destacou no esporte, até receber propostas para jogar em outras cidades. Veio para Curitiba sozinho aos 12 anos, para jogar em um clube famoso na época. Não demorou muito para que ele participasse dos primeiros campeonatos e conquistasse títulos. Aos 17, ele se mudou para São Paulo e aos 18 chegou a ser o tenista número 1 no Brasil e o 11º no ranking mundial. Aos 28 anos, o esporte deixou de ser algo tão vantajoso.

Assim, Rodrigo decidiu se dedicar à carreira de professor. Se formou em educação física e decidiu montar uma academia. É assim que, em 2008, começa a história da Academia Barnabé Tênis, localizada na Rua Professor Brandão, no Alto da XV. Ao passar pela região, Rodrigo encontrou um terreno grande e simples. Teve que esperar seis meses até conseguir alugar, reformar e começar a academia. Foi um achado que ele irá guarda para sempre com muito carinho.

Hoje a academia oferece aulas individuais e em grupos, para crianças, adultos e até aqueles que estão na melhor idade. São três quadras, que são usadas nas aulas ou são alugadas. A escola Barnabé Tênis funciona de segunda a sábado, na Rua Professor Brandão, 399.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Saber ler o mercado e tirar proveito das oportunidades que aparecem foi o caminho que André Douab seguiu para montar seu negócio: um campo de paintball zone. À onze anos atrás, ele e um colega da faculdade começaram a perceber que o esporte que usa marcadores para lançar bolas de tinta nos adversários estava tomando espaço em São Paulo e em Santa Catarina.

Quem vai jogar no Paintball Zone se depara com duas opções de jogo, a Death Match (OU MATA-MATA), que consiste em você atingir um jogador do time adversário e ele ser eliminado, tendo que sair do jogo,  ou então a opção flag, que seria a captura da bandeira, sem levar nenhum tiro. A diferença é que no Paintball Zone a bandeira tem um formato um tanto quanto curioso.

O Paintball Zone funciona de terça à domingo, das 14h às 22h no número 885 da rua Professor Brandão.

(Foto: reprodução/Google Street View)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem